Quem visita a ilha pode contar com um extenso mar turquesa a tocar na areia dourada, abraçado por vários hotéis e resorts apetecíveis. O bem estar do cliente é a principal preocupação, resultando num serviço maioritariamente de 'Tudo Incluído' (como o Pestana Porto Santo, Pestana Colombos ou Vila Baleira Suites) para o conforto de quem se ali se aloja, principalmente das famílias.

Quem viaja com crianças procura tranquilidade e entretenimento na dose certa, a começar logo pela viagem. Com voos diretos, a Soltrópico tem duas ligações semanais* para Porto Santo desde Lisboa e Porto.

Mal coloque um pé na ilha de Porto Santo, a forma mais confortável de chegar e instalar-se rapidamente na unidade hoteleira é de táxi, podendo partilhar os custos de transporte com outros visitantes, isto porque grande parte dos hotéis ficam próximos uns dos outros, na linha da praia.

Uma vez instalados é hora de conhecer a famosa Praia de Areia Dourada, reconhecida agora internacionalmente pelos viajantes mais experientes da Europa.

Quem tem crianças sabe que não há nada pior do que ficar atolado entre guarda-sóis, tendas ou pessoas. Aqui esse problema fica para trás, pois a praia de Porto Santo é ampla, dando o espaço necessário a cada família para desfrutar da natureza ao seu redor: água turquesa à frente, o verde das montanhas atrás e o dourado aos nossos pés.

Se optar por ficar num hotel 'Tudo Incluído', então prepare-se para uns dias merecidamente tranquilos e pouca rigidez nos horários. Aqui encontrará comida servida a qualquer hora do dia, ideal para os mais pequenos que ficaram a desfrutar do mar ou piscina até mais tarde, com os pais deitados na espreguiçadeira a ler aquele livro guardado na prateleira há muito tempo, por falta de tempo.

Conte ainda com muita animação ao longo do dia, desde hidroginástica, atividades para os mais novos, até concertos ao ar livre, isto tudo sem sair do seu hotel. Sim, em Porto Santo, o tempo passa devagar.

Porto Santo
créditos: Imagem cedida pela SolTrópico

A ilha de Porto Santo reúne todos os argumentos para umas férias memoráveis e inesquecíveis em família. Há atividades para realizar entre todos e são várias: golfe, passeio a cavalo, tours de jipe, passeio de barco, passeio de bicicleta, observação e natação com golfinhos, mergulho, windsurf e stand up paddle.

Contudo, sabemos que os pais querem tempo para descansar e relaxar em sintonia com a natureza e as crianças precisam de mais entretenimento para lá do expectável. Então, vamos simplificar a vida das famílias que querem visitar Porto Santo com uma lista de 1o coisas essenciais para fazer.

1. Passeios a cavalo

Em Porto Santo existe um centro de equitação que pode visitar e onde pode aprender a andar a cavalo. Depois, coloque em prática o que aprendeu com um passeio, acompanhado por um guia, sobre a areia dourada.

2. Golfe

Pode-se dizer que o golfe é desporto-rei em Porto Santo, ilha onde poderá jogar num dos dois campos do Palheiro Golf ou no Clube de Golfe do Santa da Serra. O melhor de tudo são os cenários com os quais se vai deparar enquanto joga.

3. Conhecer a ilha de bicicleta

Alugar uma bicicleta em Porto Santo é fácil e recomenda-se. Pode ser uma boa maneira de desgastar toda as iguarias que provou durante as férias e de entreter as crianças com uma atividade familiar. A ilha tem uma extensa via reservada a velocípedes, situada entre a zona do Ribeiro Salgado e a Calheta.

4. Observar golfinhos, baleias e tartarugas

Aproveitar para conhecer algumas das 28 espécies de cetáceos e mamíferos que habitam nas águas do Atlântico. Pode ser que durante um passeio marítimo, à volta da ilha, tenha a sorte de ver os golfinhos e até baleias.

Porto Santo
créditos: Imagem cedida pela SolTrópico

5. Massagem relaxante no SPA

Os pais precisam de relaxar durante as férias, por isso, nada melhor do que visitarem o Thalasso Spa, no Vila Baleira. De acordo com estudos científicos, o mar que banha a ilha é rica em iodo, cálcio, magnésio e estrôncio, elementos que ajudam a suprir a carência de sais minerais provocada pelo stress.

6. Atividades sobre a água

Vela, mergulho, windsurf e stand up paddle são algumas das atividades aquáticas que pode esperar para umas férias animadas para toda a família. Escolha aquela que mais se adequa e informe-se junto do seu hotel à chegada para obter mais informações sobre as atividades disponíveis.

7. Areias terapêuticas

Já dissemos que os pais precisam de relaxar? A areia da ilha tem sido utilizada no tratamento de doenças reumáticas e ortopédicas, servindo para curar vários problemas de saúde. Dizem, inclusive, que, em 2011, Cristiano Ronaldo recorreu a estas areias para acelerar o processo de recuperação de um problema muscular. Atualmente, não é possível retirar a areia do Porto Santo, mas já que lá está, aproveite para estar em contacto com ela.

8. Passeio de Barco

Faça um passeio de barco com a família ao entardecer e aprecie a beleza paisagística da ilha de um ponto de vista diferente. E que tal uma viagem entre a Madeira e o Porto Santo?

9. Miradouro da Ponta da Calheta

Através do seu miradouro, este ponto serve para mostrar mais uma das paisagens deslumbrantes a partir de Porto Santo. Daqui avista-se o ilhéu da Cal e um dos mais belos pôr-do-sol do mundo, um momento que merece ser desfrutado sem olhar para os ponteiros do relógio.

10. Trilhos em contacto com a natureza

Para as famílias mais aventureiras e que desfrutam do contacto mais próximo com a natureza, Porto Santo conta com vários trilhos pedestres ao longo da ilha. Trata-se de uma das atividades ao ar livre mais procurada ao longo de todo o ano, quer pelos habitantes quer pelos visitantes.

Porto Santo
créditos: Imagem cedida pela SolTrópico

Resumindo, Porto Santo é uma ilha que oferece um contacto permanente com a natureza e com o mar. Banhada por águas turquesa ao longo de nove quilómetros de areia fina e dourada, Porto Santo convida quem a visita a banhos de sol e de mar. Está à espera de quê?

*Há partidas de Lisboa, de 4 de junho a 1 de outubro de 2022, todos os sábados. Os voos diretos são operados pela SATA Azores Airlines, com uma duração de 1 hora e 35 minutos. Também dispõe de dois voos diretos com partida do Porto de 5 de junho a 02 de outubro de 2022. Os voos são operados pela Privilege Style todos os domingos, com uma duração de 2 horas e 5 minutos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.