Raridade geológica, esta praia está esculpida numa rocha, em forma de cone, formada por cinzas com 49.000 anos, pertencentes ao vulcão Mauna Loa, que contém os cristais verdes que dão a estranha cor ao areal.
De onde vem a cor verde da praia?
A coloração distinta de Papakolea vem da olivina, um mineral comum que se cristaliza a partir do magma rico em magnésio e pobre em sílica, durante o processo de arrefecimento da lava de um vulcão. A areia verde e macia de Papakolea é produzida assim a partir da fragmentação das cinzas que formam a rocha circundante.
Quando é translúcida e de qualidade preciosa, a olivina é conhecida como peridoto ou “diamante havaiano”.
Existem mais praias de areia verde no mundo?
A Praia Papakolea é uma das quatro praias de areia verde do mundo, as outras estão localizadas nas Ilhas Galápagos, em Guam e na Noruega.
Como visitar Papakolea
Papakolea fica em Big Island, a ilha principal do arquipélago havaiano, ligada a vários países do continente americano por vários voos diários, mas se chegar à ilha é tarefa fácil, alcançar a praia verde é bem mais difícil.
Os terrenos em volta de Papakolea são frágeis e abrigam muitos locais culturalmente significativos, por isso o proprietário do terreno onde se encontra a praia verde não permite o acesso de veículos, e todos as empresas rent-a-car da Big Island proíbem a condução dos seus veículos alugados, na estrada que leva a Papakolea.
Assim, a única maneira de chegar à praia verde (de forma legal) é estacionar num parque a cerca de 4,5 quilómetros e depois caminhar em direção ao mar, por um trilho com o oceano à direita, até ver as falésias que circundam a praia. O areal pode ser alcançado descendo pelo lado oeste da baía.
Esta parte da Big Island pode ser muito ventosa por isso desça com bastante cuidado, leve calçado adequado e não escorregadio e certifique-se de levar água e protetor solar porque a praia verde é muito quente.
Para proteger a sua singularidade, o acesso à baía é restrito e administrado pelo Departamento do Havai. A entrada custa cerca de US$ 30 e a ilha é escrupulosamente vigiada para evitar que qualquer “lembrança” seja roubada da praia. Assim lembre-se de levar apenas o que trouxe, recolha o seu lixo e não leve areia verde nos bolsos.
Melhor altura para visitar
A melhor altura do dia para visitar a praia de Papakolea é no início da manhã. Visitar cedo tornará a caminhada mais agradável e permitirá escapar às altas temperaturas.
Para uma experiência mais exclusiva, visite durante a semana, já que a popularidade crescente da praia verde atrai muitas pessoas aos fins de semana.
O que fazer em Papakolea
As ondas ao longo da costa sul da Ilha Grande são bastante fortes, então nadar pode ser perigoso, mas a praia de areia verde é ótima para fotografar, passear e relaxar. Caminhadas e observação de pássaros também são atividades comuns na região.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram
Comentários