Planear uma longa viagem, ou seja, uma viagem superior a 1 semana, requere alguma preparação que outras mais curtas não exigirão. A viagem deverá começar a ser planeada idealmente com um mínimo de 3 meses de antecedência, para garantir bons preços e disponibilidade de voos e de alojamento. Abaixo encontra uma checklist de todos os passos necessários para planear uma longa viagem.
Decidir qual o destino
O primeiro passo no planeamento de uma longa viagem passa, obviamente, pela decisão sobre o destino. Aqui terá de ter em conta a duração da viagem, a sua companhia (com amigos, família, em casal ou a solo), a altura do ano e o que procura (praia, aventura, montanha, neve…). Tenha em atenção também a situação política e social do país na altura em que pretende viajar.
Reservar voos
Logo após a decisão tomada sobre o destino, deverá começar a pesquisar opções de voos. Idealmente esta pesquisa deverá ser feita com a maior antecedência possível, para garantir bons preços e disponibilidade. Uma pesquisa através de motores de busca de voos como o Skyscanner por exemplo, dar-lhe-á uma lista das várias opções disponíveis, que poderá adquirir seja através de agências de viagens online ou das próprias companhias aéreas.
| Veja também o artigo Como comprar voos baratos
Pesquisar o que ver e fazer
Com a viagem garantida terá de fazer uma pesquisa para perceber o que vale a pena visitar e fazer no destino. Hoje em dia existem inúmeros blogs e websites de viagens que o poderão ajudar a ter uma ideia do que mais lhe interessará. Esta pesquisa é fundamental para que possa passar aos passos seguintes de reserva de alojamento, transportes internos e tours.
Reservar alojamento
Quanto mais cedo reservar o alojamento, mais probabilidade terá de encontrar bons preços e oportunidades fantásticas. Existem alguns sites agregadores de ofertas de alojamento que lhe oferecem inúmeras opções dentro de cada destino, permitindo-lhe filtrar a sua pesquisa ao mínimo detalhe, garantindo assim que são apresentadas as ofertas mais adequadas para si. Idealmente reserve alojamentos que incluam cancelamento gratuito para a eventualidade de mudar de ideias quanto ao local onde planeia ficar.
| Veja também o artigo Como e onde reservar alojamento online
Reservar transportes internos
Sabendo o que pretende visitar, aconselha-se a reserva prévia de transportes, sejam eles internos ou entre países. Falamos de voos, autocarros, comboios ou até o aluguer de carros. Poderá fazê-lo em muitos casos diretamente através dos sites das próprias companhias de transportes ou, em alternativa, recorrer a sites intermediários.
Marcar tours e atividades
O passo seguinte será a marcação de tours nos locais que planeia incluir no seu roteiro. Seja um trekking até Machu Picchu, um voo de balão sobre a Cappadocia na Turquia, um tour guiado pela cidade de Roma ou bilhetes para a Disneyland Paris: poderá tratar de tudo online, seja através de agências de viagens ou de sites como o Get Your Guide que agregam uma série de ofertas de tours de todo o tipo um pouco por todo o mundo.
Ir à consulta do viajante
Se o seu destino se encontra em zonas do mundo remotas como a Ásia, África ou América do Sul por exemplo, aconselha-se uma ida à Consulta do Viajante. Esta consulta, dada por médicos especializados em medicina de viagem, é a melhor forma de se prevenir em relação a possíveis complicações de saúde em viagem. Por mais informação que exista hoje online, nada substitui os conselhos de um especialista que o poderá aconselhar sobre as melhores prevenções, tendo em conta o seu perfil e situação particular de saúde.
| Veja também o artigo A Consulta do Viajante e os cuidados a ter em Viagem
Fazer seguro de viagem
Os azares acontecem, mesmo quando achamos que a viagem tem tudo para correr bem. Um acidente, um internamento hospitalar de emergência, roubo de bagagem ou documentos importantes e até mesmo dano a equipamentos eletrónicos como uma camera fotográfica, de vídeo ou um computador portátil: todas estas situações estarão cobertas por um bom seguro de viagem que deverá ser feito antes da partida.
| Veja também o artigo Seguro de Viagem: Qual, como e onde fazer um seguro de viagem
Fazer as malas
Com todos os passos acima completos, faltar-lhe-á apenas fazer a mala. Neste passo terá de ter em atenção o tipo de viagem que planeia fazer, o clima no destino e quaisquer acessórios que necessitará dependendo das atividades que planeie fazer. Mas lembre-se que é sempre melhor levar a menos do que a mais. O importante é certificar-se de que, do essencial, leva tudo o que dificilmente não encontrará no destino, o resto poderá sempre adquirir no local, evitando assim o sobrecarregamento da sua bagagem que só o atrapalhará em viagem.
| Veja também os artigos O que levar na mala para longas viagens e Lista de essenciais para longas viagens de avião
Partir
Bem, e agora falta-lhe partir! Certifique-se de que tem os seus documentos de viagem e pessoais todos consigo, que avisou o seu banco que ia estar fora do país para evitar bloqueamentos desnecessários do cartão bancário, que tem alguém que lhe regue as plantas e trate dos animais de estimação e vá.
Comentários