Quem de nós nunca cometeu erros em viagem que atire a primeira pedra. Até os viajantes mais experientes de vez em quando cometem um erro ou outro por desleixo ou distração. E existem certos erros que poderão ser facilmente evitados, quer através de um pouco mais de atenção no planeamento, quer através de um bocadinho mais de improviso durante a viagem.

Descubra na lista abaixo 10 erros cometidos em viagem que poderá evitar de forma a aproveitar mais e melhor as suas próximas aventuras pelo mundo.


1. Tentar encaixar demasiados destinos em pouco tempo

10 erros cometidos em viagem - planear viagem
créditos: Maria João Proença - Joland Blog

Este é um erro  cometido com bastante frequência. Não é raro ver planos de viagem para 2 ou 3 semanas que incluem visitas a 3 países diferentes do outro lado do mundo. Visitar uma cidade em cada país não faz com que possa dizer que conhece esse país. É tentador ter o passaporte cheio de carimbos, mas isso não faz de si um viajante, apenas um turista. Sugiro que limite o seu plano de viagem a 1 país, no máximo 2, para que possa conhecer mais a fundo esse destino e não passe mais tempo a viajar entre locais do que a conhecer de facto o país.

| Veja também o artigo Como planear uma viagem de forma independente

2. Encher demasiado a mala

10 erros cometidos em viagem - bagagem
créditos: Maria João Proença - Joland Blog

Viajar com a casa atrás só atrapalha a sua experiência de viagem. É impressionante quão poucas coisas precisamos efetivamente e de quantas achamos que precisamos quando estamos a fazer a mala. No caso de viagens mais longas, sugiro que leve roupa suficiente para 1 semana de viagem e depois vá lavando à medida que vai precisando. Leve apenas o  que sabe que não vai conseguir comprar no destino para reduzir ao máximo o número de coisas e peso na mala.

3. Não ir à Consulta do Viajante

10 erros cometidos em viagem - consulta do viajante

Quando viaja para países tropicais ou em desenvolvimento fica sujeito a uma série de doenças, muitas vezes potencialmente fatais. A Consulta do Viajante ajuda-o a saber que vacinas e medicamentos deverá tomar antes e durante a viagem. É dada por um médico especializado no assunto e é essencial para garantir que a sua viagem de sonho não se transforma num autêntico pesadelo que nunca esquecerá. Sim, pode ser que não leve nenhuma vacina ou tome nenhum medicamento especial e que tudo corra bem, mas a realidade é que o contrário também poderá acontecer. Não vale a pena arriscar.

| Veja também o artigo: Consulta do Viajante e Cuidados de Saúde em Viagem

4. Não verificar e reverificar os documentos de viagem

10 erros cometidos em viagem - documentos

Imagine que depois de meses a sonhar com o dia da partida para o seu destino de sonho, chega ao aeroporto finalmente e não pode embarcar porque há um erro com a data, com o seu número de passaporte ou com o seu nome… Que pesadelo certo? É por estas e outras razões que é tão importante rever com atenção todos os detalhes dos seus documentos de viagem, sejam estes bilhetes de avião ou reservas de hotéis por exemplo.

5. Não fazer seguro de viagem

10 erros cometidos em viagem - seguro de viagem
créditos: Unsplash

Este é outro ponto que falha muitas vezes no planeamento de uma viagem. Acha sempre que nada de mal vai acontecer desde que tenha muito cuidado e atenção. O problema é que os azares acontecem sempre quando não estamos à espera e é por isso que deverá sempre ter um bom seguro de viagem que o ajude a superar qualquer adversidade em viagem de forma tranquila e sem mais preocupações do que as necessárias.

| Veja também o artigo  Seguro de viagem | Vantagens, Coberturas e Simulação

6. Não fazer cópias do passaporte e outros documentos importantes

10 erros cometidos em viagem - passaporte

Perder o passaporte e outros documentos é algo que pode muito bem acontecer a qualquer altura e é algo que o pode fazer sentir-se totalmente perdido num país estrangeiro. É por isso que deve digitalizar todos os seus documentos importantes que, para além de enviar para pessoas da sua confiança, deverá guardar no email para que possa aceder de qualquer lado caso seja necessário.

7. Não tentar interagir com a cultura e população local

10 erros cometidos em viagem - cultura local
créditos: Maria João Proença - Joland Blog

Para quê viajar para um novo destino, com uma cultura totalmente nova e tanto para conhecer e descobrir, para se rodear apenas por outros viajantes ou pelo grupo com que viaja? O mesmo se aplica a experimentar a cultura local: qual o objetivo de viajar se não vai dedicar algum tempo a conhecer a cultura do destino em que se encontra? Os momentos mais memoráveis das suas viagens serão aqueles em que terá a oportunidade de ver como vive a população local, como interage entre si e de como as suas tradições e costumes são tão diferentes daqueles a que está habituado.

| Veja também o artigo: O que não fazer em viagem em 14 países diferentes

8. Não arriscar na gastronomia local

10 erros cometidos em viagem - gastronomia
créditos: Maria João Proença - Joland Blog

Este ponto está diretamente relacionado com o anterior. A gastronomia local faz parte da viagem e não arriscar e provar as iguarias e pratos tradicionais do país em que viaja faz com que perca uma boa parte da experiência. Passar o tempo todo a comer em restaurantes de cozinha europeia ou de fast food é algo a evitar em viagem. É compreensível que ao final de algum tempo a comer uma comida que lhe é tão estranha, haja a vontade de “limpar” o palato com algo a que esteja mais acostumado, mas não faça disso regra.

9. Ter demasiadas expectativas

10 erros cometidos em viagem - expetativas
créditos: Maria João Proença - Joland Blog

Ao escolher um destino é normal ter expectativas em relação à experiência que o espera. Se o escolheu é porque de facto lá quer ir: seja porque as paisagens o encantam ou porque a cultura o fascina. Mas é importante não “endeusar” demasiado esse destino. Demasiadas expectativas fazem com que não aproveite as surpresas que esse destino lhe vai oferecendo e cria demasiada pressão sobre a experiência que lá terá. Se conseguir controlar as suas expectativas e se mantiver preparado para abraçar da melhor forma tudo o que lhe possa acontecer, a sua experiência será bem melhor.

10. Limitar-se a um roteiro pré-definido

10 erros cometidos em viagem - roteiro

A pesquisa pré-viagem é sempre essencial. É importante ter uma ideia dos destinos e atrações em particular que quer mesmo visitar, mas também é importante que não planeie demasiado a viagem ao ponto de não conseguir fazer um desvio caso lhe surja a oportunidade. Muitos dos locais mais interessantes num destino não vêm em guias de viagem, acabando por surgir a meio da viagem. Tente manter-se suficientemente flexível para poder alterar os seus planos se necessário. Para isso será importante não reservar logo todos os transportes e alojamento à partida, por exemplo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.