1| Preferir roupa sem padrões ou com padrões simples
A ideia aqui é conseguir combinar o maior número de peças de roupa possível. Se optar por levar na mala roupas com padrões complicados é provável que as opções fiquem um pouco limitadas. As roupas com padrões simples ou de cores únicas permitem variar a roupa que usamos diariamente, fazendo com que não tenhamos de levar tanta quantidade de peças na mala.
2| Levar uma peça de roupa para ocasiões especiais
É provável que durante a viagem surja a oportunidade de ir a um restaurante, bar ou outro local que exija uma indumentária um bocadinho mais cuidada. É sempre bom levar na mala uma peça de roupa especial para estas ocasiões. Mas basta uma! Para as mulheres, um vestido e uns sapatos mais especiais e para os homens uma camisa e umas calças são o suficiente.
3| Calças largas, leves e confortáveis
Leve sempre consigo pelo menos um par de calças largas e leves. Vão ser muito úteis em viagens longas de avião, assim como em determinados locais de culto religioso onde não é permitido entrar de pernas à mostra.
4| Écharpes / lenços
Os lenços (ou écharpes) são bastante úteis em viagem. Podem ser usados para cobrir partes do corpo que fiquem à mostra antes de entrar em locais de culto, para usar na rua quando o frio aperta ou até para usar em transportes públicos onde muitas vezes o ar condicionado está programado para temperaturas quase árticas.
5| Tops / Tshirts
Não é necessário levar na mochila um top ou uma t-shirt para cada dia da semana. Como referido no ponto 1, é sempre bom levar peças de padrões simples que permitam mais combinações. E mesmo que se trate de uma viagem mais longa, basta levar umas 4 ou 5 peças que poderão ser lavadas à medida que vão sendo necessárias.
6| Fato de banho / calções de banho
Se estivermos a falar de um destino de praia, é óbvio que esta peça é absolutamente fundamental. Mas mesmo que não esteja nos planos uma ida à praia, piscina ou algo do estilo, é sempre bom levar esta peça na mala. Nunca se sabe quais as surpresas que nos aguardam durante a viagem. Podemos de repente ouvir falar ou dar de caras com uma lagoa fantástica, uma piscina maravilhosa ou umas cascatas paradisíacas e a pior coisa seria não poder aproveitar o momento a 100% por não termos o fato de banho connosco.
7| Roupa interior para 1 semana
Não há necessidade de levar 30 pares de roupa interior na mala. Se a viagem tiver uma duração superior a 1 semana, basta levar o suficiente para 5 a 7 dias e ir lavando à medida que achar necessário. Apesar de serem peças de roupa normalmente pequenas, sempre ocupam espaço.
8| Toalha microfibras
Esta é uma peça bastante útil e prática, principalmente porque tem pouco peso e ocupa um espaço reduzido na mala. Nem todos os alojamentos oferecem o uso de toalhas de banho. E no caso de viagens noturnas de comboio por exemplo, ter uma toalha à mão vai ser bastante útil para quando for lavar a cara ou os dentes à casa de banho. Para além do reduzido peso e volume, também secam muito rapidamente.
9| Um casaco ou sweat-shirt
Um truque para não ter de levar roupa volumosa na mala consiste em vestir várias camadas de roupa quando o frio aperta. No entanto, é sempre bom levar pelo menos um casaco ou uma sweat-shirt para situações pontuais.
10| Um par de calças mais robustas
Para além de umas calças mais leves e largas (referidas acima), convém também levar na mala umas calças um bocadinho mais robustas para ocasiões em que passe algum tempo em zonas com temperaturas mais baixas ou a andar no meio da selva ou de florestas, por exemplo. As calças protegem-nos das picadas dos mosquitos e de eventuais arranhadelas causadas pela vegetação.
11| Canga/ Pareo
Esta sugestão é mais para as mulheres. É óptimo para usar na praia ou piscina como toalha por ser leve e ocupar pouco espaço. Para além disso é só enrolá-lo à volta do corpo (da maneira que preferir) para passar a ser um fantástico vestido de praia ou uma saia.
12| Impermeável
Aqui falo de 2 tipos de impermeáveis. Um impermeável com capuz para nos proteger de eventuais chuvadas e para evitar termos de andar com um guarda-chuva atrás, e outro para a mochila ou mala. Normalmente as boas mochilas já trazem este impermeável escondido numa bolsa, mas se a sua não tiver, aconselho a comprar um.
13| Calções
Confesso que nas minhas viagens ando quase sempre de calções e levo uns 2 pares que vou lavando sempre que necessário. São práticos e deixam as pernas respirar em climas mais quentes. Para os homens não são necessários grandes conselhos quanto aos calções, mas no caso das mulheres sugiro que os calções tenham um comprimento razoável de pernas. Depende dos destinos claro mas, regra geral, por uma questão de segurança pessoal e também respeito para com a cultura local, convém não andar com calções demasiado curtos.
14| Boas botas/sapatos de caminhada
Se for do estilo aventureiro vai com certeza colocar na sua To Do list um bom trekking por montanhas ou pela selva e acredite que não vai ser nada agradável começar a sentir dores nos pés quando o percurso ainda nem vai a meio. Invista num bom par de botas/sapatos de caminhada e adicione aos itens a levar na mochila ou mala. Vai valer a pena e vai usufruir muito mais da sua viagem.
15| Chinelos/ sandálias
Isto é fundamental, especialmente em destinos com climas mais quentes. Confesso que nas minhas caminhadas de descoberta pela cidade ando sempre de sandálias. Deixam sair o calor, o pé fica mais à vontade e são mais fáceis de calçar ou descalçar em pouco tempo. Mas é importante que se lembre, caso as tenha comprado especialmente para a viagem, de usá-las durante algum tempo antes de partir. Aquelas feridas nos pés causadas por sapatos novos podem estragar uma viagem.
16| Fita adesiva grossa
A fita adesiva grossa tem imensas utilizações possíveis. Seja para tapar um buraco numa tenda, remendar a mochila ou mala ou até para ajudar a lavar a roupa quando não existe nenhuma lavandaria à volta! Dica: lave o lavatório do wc, seque-o e coloque um pedaço de fita grossa a tapar o ralo. Depois é só encher o lavatório, juntar detergente ou sabão e lavar a roupa!
17| Enrolar a roupa e separá-la por sacos individuais
Este é um conselho bastante útil para poupar espaço na mochila ou mala e não chegar ao destino com a roupa a parecer que foi pisada por uma manada de elefantes. Divida a roupa por tipos (calções + calças / écharpes + casacos / tshirts + tops, etc), junte-a, enrole-a e guarde cada conjunto de tipo de roupa em sacos individuais. Verá que quando precisar de tirar uma peça específica da mala não vai ser necessário tirar tudo lá de dentro (apenas o saco correspondente) e a peça vai ter pouquíssimos ou nenhuns vincos.
18| Adaptador de tomada
Um item extremamente útil quando vamos para países com tomadas eléctricas diferentes das que usamos aqui em Portugal.
19| Medicamentos e kit de primeiros socorros
Um kit de primeiros socorros e alguns medicamentos-chave é algo a incluir na mala. Nunca se sabe o que pode acontecer e como diz o velho ditado: mais vale prevenir do que remediar. Este kit deverá conter analgésicos, anti inflamatórios, antibióticos (que são receitados na Consulta do Viajante), um termómetro, pensos rápidos, desinfectante, ligaduras + fita adesiva e um anti-diarreico como o Imodium por exemplo. É algo que não ocupa muito espaço na mala e que pode evitar que pequenos problemas venham a estragar a viagem.
Espero que esta lista seja útil. Para dicas adicionais sobre como planear uma viagem veja o artigo Como planear uma viagem de forma independente. O artigo Lista de essenciais para longas viagens de avião também poderá ajudar!
Comentários