MOTIVO PELO QUAL ESTÁ A VIVER FORA DE PORTUGAL

Experiência profissional e desafio pessoal.

LOCAIS PARA IR

Al-Diriyah; Masmak Fortress; National Museum of Saudi Arabia; Edge of the World; Ushaiqer Heritage Village; Red Sands; Kingdom Tower – Sky Bridge; Faisaliah Tower – The Globe; King Fahad National Library.

King Abdullah Financial District
King Abdullah Financial District King Abdullah Financial District créditos: Nuno Rebelo

LOCAIS PARA COMER

Tokyo restaurant; Assaraya Turkish Restaurant; Nando’s; Texas de Brazil; Scalini Restaurant; Porter House; Mama Noura (Shawarmas); Cabrito Restaurants; The Butcher Shop&Grill... entre muitos restaurantes indianos e comida local. A oferta é muito variada e os preços podem variar entre os 15 euros e os 100 euros por jantar.

Faisaliah Tower – The Globe
Faisaliah Tower – The Globe Faisaliah Tower - The Globe créditos: Nuno Rebelo

COISAS PARA FAZER

Os fins de semana são passados entre os compounds onde moram os ocidentais em pequenas “festas” junto à piscina, sempre sem bebidas alcoólicas, uma vez que continuam totalmente proibidas no país.

Há shoppings espalhados por toda a cidade, os mais recentes com salas de cinema, geralmente abertos até tarde.

Sky Bridge - Kingdom Tower
Sky Bridge - Kingdom Tower Sky Bridge - Kingdom Tower créditos: Nuno Rebelo

Os eventos culturais costumam esgotar rapidamente e a sua publicidade é reduzida, pelo que é necessário agendar e pagar com a máxima antecedência. Se se estiver em cima dos acontecimentos, conseguem-se entradas para sessões de cinema ao ar livre nas embaixadas europeias. Ultimamente, tem havido concertos de musica clássica e inúmeras exposições temporárias em vários pontos da cidade.

Há grupos online a organizar piqueniques ou caminhadas no deserto, ou andar de moto4 nas areias vermelhas do Red Sands.

Passeio de moto4 em Red Sands
Passeio de moto4 em Red Sands Passeio de moto4 em Red Sands créditos: Nuno Rebelo

UMA ATRAÇÃO MUITO TURÍSTICA QUE PODE (OU NÃO) SER TROCADA

Os locais que não se podem deixar de visitar são o Edge Of the World – uma falha geológica no meio do deserto que proporciona uma paisagem monumental; a pequena vila arqueológica de Ushaiqer – com as casas feitas em adobe e o seu museu etnográfico; o Forte de Masmak – com dados arqueológicos sobre a história de Riyadh e do Reino da Arábia Saudita, mesmo junto ao Museu Nacional.

Edge Of the World
Edge Of the World Edge Of the World créditos: Nuno Rebelo

DICA EXTRA PARA QUEM QUER VISITAR ESTE DESTINO

As mesquitas não podem ser visitadas de forma alguma e há o respeito para com os sauditas e a sua cultura (a abaya para as mulheres é obrigatória em todos os locais públicos e os homens não podem usar calções em vários shoppings e locais públicos).

Na época do Ramadão, comer ou beber água ou fumar durante o dia é estritamente proibido, mesmo em locais de trabalho, por respeito à religião. Os serviços e comércio interrompem para as rezas durante o dia, cerca de 30 a 40 minutos, pelo que não convém ficar retido numa loja e há por isso que agendar as saídas à rua.

Viajar de Uber, entre outras apps, pela cidade é muito fácil e barato. Os transportes públicos ainda estão em fase de construção.

Abordar mulheres na rua deve ser evitado, pela parte dos homens, assim como tirar fotografias onde elas possam ser capturadas na imagem. 
A língua inglesa á praticamente falada em quase todo o lado.


Sobre o especial Mundo em Português

Queremos reunir as melhores dicas de viagens dos portugueses que vivem fora. Se este é o seu caso, entre em contacto connosco através do e-mail sapo.viagens@sapo.pt, para receber o nosso questionário. As respostas serão, depois, publicadas num artigo do SAPO Viagens.