MOTIVO PELO QUAL ESTÁ A VIVER FORA DE PORTUGAL
Estou a trabalhar na Arábia Saudita, numa empresa da minha área de estudos, devido à oportunidade oferecida pelo programa de estágios internacionais INOV Contacto, programa onde o candidato não escolhe o país ou a empresa de destino. Inicialmente fiquei bastante surpreso com a escolha do país, mas nunca passou pela minha cabeça recusar este desafio. Ingressei neste programa após ter percebido o quão impactante e desafiante poderia ser uma aventura profissional no estrangeiro, e não desiludiu. São experiências como estas que nos preparam melhor para o mundo do trabalho, pois estamos constantemente a ser postos à prova. Senti a necessidade de sair, completamente, da minha nossa zona de conforto e de provocar uma ruptura no rumo que a minha carreira profissional estava a ter.
LOCAIS PARA IR
Al Balad - É o centro histórico e o local onde mais se pode sentir a cultura árabe.
Corniche - Passeios à beira mar e provavelmente o local mais pontos de interesse turísticos.
Mesquitas - Shafei, Abdul Qadir Faqih, Custodian of the Two Holy Mosques e Al Rahma (ou mesquita flutuante, como é turisticamente conhecida).
Outros locais interessantes: Rotunda com a bandeira saudita (detentora de Guinness World Records, devido ao seu tamanho), fonte King Fahad, portão para Meca (Makkah Gate), centro comercial Red Sea, cidade desportiva King Abdullah, complexo Jeddah Tower (onde o próximo edifício mais alto do mundo está a ser construído).
LOCAIS PARA COMER
Mercado do Peixe em Al Balad
Marisqueiras junto à Corniche
Thuwal (cidade próxima, onde se pode comer marisco e peixe aos melhores preços)
Fogo no Chão - restaurante brasileiro com rooftop e com várias opções na ementa
COISAS PARA FAZER
Safari no deserto
Acampamentos árabes
Caminhada e exploração (Hiking)
Festivais (no verão)
Resorts ou praias privadas
Explorar Al Balad
Passear à noite pela Corniche
Explorar as cidades mais perto (Thuwal, KAEC, Taif, etc)
UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA OBRIGATÓRIA
Visitar Al Balad. Este centro histórico não só conta com um dos mercados mais antigos (old souq) do mundo árabe, como apresenta edifícios e ruas com uma estrutura arquitetónica única. Aconselho e desafio os visitantes a entrar num dos “cafés” mais típicos, e a deixarem-se levar pela magia cultural do sítio escolhido. Nota ainda para os canhões portugueses expostos numa das praças principais, pois foram deixados pelos antigos navegadores, durante a famosa época dos Descobrimentos.
DICA EXTRA PARA QUEM QUER VISITAR ESTE DESTINO
Evitar ao máximo conflitos com os locais e mostrar simpatia
Entrar apenas em táxis devidamente sinalizados/identificados
Seguir os dress codes para entradas em mesquitas
Sobre o especial Mundo em Português
Queremos reunir as melhores dicas de viagens dos portugueses que vivem fora. Se este é o seu caso, entre em contacto connosco através do e-mail sapo.viagens@sapo.pt, para receber o nosso questionário. As respostas serão, depois, publicadas num artigo do SAPO Viagens.
Comentários