MOTIVO PELO QUAL ESTÁ A VIVER FORA DE PORTUGAL

Estou a trabalhar na Arábia Saudita, numa empresa da minha área de estudos, devido à oportunidade oferecida pelo programa de estágios internacionais INOV Contacto, programa onde o candidato não escolhe o país ou a empresa de destino. Inicialmente fiquei bastante surpreso com a escolha do país, mas nunca passou pela minha cabeça recusar este desafio. Ingressei neste programa após ter percebido o quão impactante e desafiante poderia ser uma aventura profissional no estrangeiro, e não desiludiu. São experiências como estas que nos preparam melhor para o mundo do trabalho, pois estamos constantemente a ser postos à prova. Senti a necessidade de sair, completamente, da minha nossa zona de conforto e de provocar uma ruptura no rumo que a minha carreira profissional estava a ter.

Tiago Loureiro
Tiago Loureiro

LOCAIS PARA IR

Al Balad - É o centro histórico e o local onde mais se pode sentir a cultura árabe.

Corniche - Passeios à beira mar e provavelmente o local mais pontos de interesse turísticos.

Mesquitas - Shafei, Abdul Qadir Faqih, Custodian of the Two Holy Mosques e Al Rahma (ou mesquita flutuante, como é turisticamente conhecida).

Outros locais interessantes: Rotunda com a bandeira saudita (detentora de Guinness World Records, devido ao seu tamanho), fonte King Fahad, portão para Meca (Makkah Gate), centro comercial Red Sea, cidade desportiva King Abdullah, complexo Jeddah Tower (onde o próximo edifício mais alto do mundo está a ser construído).

Jeddah
créditos: Tiago Loureiro

LOCAIS PARA COMER

Mercado do Peixe em Al Balad

Marisqueiras junto à Corniche

Thuwal (cidade próxima, onde se pode comer marisco e peixe aos melhores preços)

Fogo no Chão - restaurante brasileiro com rooftop e com várias opções na ementa

COISAS PARA FAZER

Safari no deserto

Acampamentos árabes

Caminhada e exploração (Hiking)

Festivais (no verão)

Resorts ou praias privadas

Explorar Al Balad

Passear à noite pela Corniche

Explorar as cidades mais perto (Thuwal, KAEC, Taif, etc)

Deserto da Arábia Saudita
créditos: Pixabay

UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA OBRIGATÓRIA

Visitar Al Balad. Este centro histórico não só conta com um dos mercados mais antigos (old souq) do mundo árabe, como apresenta edifícios e ruas com uma estrutura arquitetónica única. Aconselho e desafio os visitantes a entrar num dos “cafés” mais típicos, e a deixarem-se levar pela magia cultural do sítio escolhido. Nota ainda para os canhões portugueses expostos numa das praças principais, pois foram deixados pelos antigos navegadores, durante a famosa época dos Descobrimentos.

DICA EXTRA PARA QUEM QUER VISITAR ESTE DESTINO

Evitar ao máximo conflitos com os locais e mostrar simpatia

Entrar apenas em táxis devidamente sinalizados/identificados

Seguir os dress codes para entradas em mesquitas


Sobre o especial Mundo em Português

Queremos reunir as melhores dicas de viagens dos portugueses que vivem fora. Se este é o seu caso, entre em contacto connosco através do e-mail sapo.viagens@sapo.pt, para receber o nosso questionário. As respostas serão, depois, publicadas num artigo do SAPO Viagens.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.