Quando andamos de avião, muitas vezes gostamos de olhar pela janela para ver o mundo de cima. Provavelmente, ao fazê-lo, vai reparar que existe um pequeno furo na janela. Já o deve ter visto várias vezes. Mas por que motivo as janelas dos aviões têm estes furos?
Felizmente, estes furos não estão ali por engano e não precisa de chamar nenhum membro da tripulação para avisar do sucedido. Estes furos existem por um motivo muito importante: para impedir a despressurização da cabine. Ou seja, têm a função de garantir que a pressão interna do avião esteja em equilíbrio com a pressão externa enquanto a aeronave está em voo.
Quando um avião está no solo, a pressão interna e externa são praticamente iguais. No entanto, durante a descolagem, o avião começa a subir rapidamente e a pressão externa começa a diminuir rapidamente. Se a pressão interna não for reduzida, os passageiros e a tripulação podem sentir dores de ouvidos e pressão no peito, por exemplo.
As janelas dos aviões são compostas por três painéis de vidro e o pequeno furo - orifício de respiração - está no painel central. Desta forma, apenas o painel externo suporta a pressão atmosférica. Assim, se por algum motivo a pressão aumentar demasiado, apenas o painel externo sofre o impacto, enquanto o painel do meio se mantém protegido.
Estes orifícios também permitem que o ar e a água sejam libertados do avião, para estabelecer um equilíbrio entre a pressão interna e externa, evitando assim que as janelas fiquem embaciadas, com a diferença de temperaturas.
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