Escondido num anfiteatro de rocha natural e rodeado por uma praia idílica de areia branca, o Dean’s Blue Hole ou Buraco Azul de Dean é um fenómeno geológico fascinante que se converteu numa atração turística e num marco para os entusiastas do mergulho e do snorkeling. A sua imensa profundidade valeu-lhe o epíteto de “portal para o inferno”, mas o seu nome real é uma homenagem ao capitão William Henry Dean, um pescador e lenda local das Bahamas.

Como se formou?

Este incrível e profundo buraco azul, surgiu durante a última era glaciar, quando o nível do mar baixou e a água da chuva infiltrou-se, corroendo lentamente, o calcário da rocha que cobria o leito marítimo, dando origem a cavidades que, com o tempo, colapsaram, formando a abertura que hoje se pode observar. 

Dean's Blue Hole
Dean's Blue Hole créditos: Lucas Vimpere, University of Geneva - https://www.flickr.com/photos/snsf_image_competition/47573634271

Qual é a sua profundidade?

O Buraco Azul de Dean é um sumidouro com entrada abaixo do nível da água do mar que tem a profundidade de 202 metros, bastante mais do que a maioria dos outros buracos azuis e sumidouros conhecidos, cuja profundidade anda à volta de 110 metros.

Diz-se que o Buraco Azul de Dean é a segunda maior câmara subaquática do mundo. Os especialistas da Reeldivers e da Vertical Blue, que realizaram mergulhos no local, relatam que: “está rodeado em três lados por um anfiteatro de rocha natural e no quarto lado por uma lagoa azul-turquesa e uma praia de areia branca. Nunca há ondas dentro do buraco, e a visibilidade é geralmente entre 15 a 30 metros".

Como visitar?

O Buraco Azul de Dean está localizado numa baía a oeste de Clarence Town, em Long Island e a maneira mais fácil de o visitar, estando nas Bahamas, é marcando uma excursão com um operador turístico local. 

O que se pode fazer no Buraco Azul?

Verdadeiro paraíso para aventureiros e amantes da natureza, o Buraco Azul é mágico para todos que desejam  explorar as suas misteriosas profundezas e admirar a extraordinária biodiversidade que alberga.

Hoje é conhecido mundialmente entre os entusiastas do mergulho e do mergulho livre, já que todos os anos, este local acolhe a Vertical Blue, uma das competições de mergulho livre mais prestigiadas do mundo.

Fundado pelo famoso mergulhador William Trubridge, este evento reúne atletas de todo o mundo que competem para estabelecer novos recordes de profundidade, ultrapassando os limites humanos num dos ambientes naturais mais deslumbrantes do planeta.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram