O verão está quase a terminar e com ele as últimas réstias de calor para aproveitar ao máximo - ou a avaliar pelas temperaturas que se tem sentido no norte de Portugal, esperamos que esteja agora a começar. Se já fez as suas ‘férias grandes’, mas ainda procura um lugar para uma escapadinha para terminar em beleza, então leia a nossa sugestão, bastante pessoal.

Como amantes de praia que somos, e esgotadas as nossas férias de verão, resta-nos passar os fins de semana pelas praias nortenhas. Por isso, vamos dizer por onde temos andado, que é como quem diz, quais são as nossas praias favoritas.

Minho vs. Douro Litoral. Qual é o melhor destino de férias?
Minho vs. Douro Litoral. Qual é o melhor destino de férias?
Ver artigo

Podem não ter água tão quente quanto as praias do sul do país, mas em beleza não lhes ficam nada atrás. Se vive no norte de Portugal ou se está a planear uma escapadinha a esta zona do país, veja quais são os nossos conselhos para não se perder durante o verão.

Mesmo que viva no norte do país, mime-se com dias repletos de praia, descanse num hotel e vai ver que ainda tem tempo para uma ‘road trip’ pelas praias que indicamos abaixo. Ah, e claro, temos também recomendações para comer nos melhores lugares.

O que visitar

Praia da Apúlia (Esposende)

As praias do concelho de Esposende estendem-se ao longo dos seus 18Km de costa atlântica, desde a foz do rio Neiva, a norte, passando pelo belo estuário do Cávado até à Vila de Apúlia, tendo esta uma praia arenosa extensa, onde surgem alguns afloramentos rochosos a norte. Termina no molhe a Sul. Passadiços em madeira permitem acesso mais fácil ao areal. Moinhos de vento transformados em habitação a coroar uma antiga duna.

Moinhos da Apúlia, Esposende
Moinhos da Apúlia, Esposende créditos: Alice Barcellos

Praia do Seca (Vila do Conde)

Uma das praias mais bonitas de Vila do Conde, sendo que fica perto de um dos espaços noturnos mais ‘badalados’ do norte do país, o Forte de São João. Durante o dia, se ficar no areal perto do Romando Beach Club, pode aproveitar a música que sai das colunas deste restaurante de praia. Tem muito estacionamento e (surpreendam-se) pouco vento.

Praia da Azurara (Vila do Conde)

A Praia da Azurara, tem um extenso areal que conta com os tópicos toldos e com algumas diversões que os veraneantes apreciam, como campo de futebol, voleibol, surf e kitesurf. É uma praia procurada por muitos jovens. A sua paisagem natural, com uma extensa zona de dunas e ainda um tranquilo lago bem perto, enriquecem toda a praia, que reune deste modo boas infra-estruturas e um areal limpo e organizado.

Praia de Leça (Matosinhos)

Praia com um extenso areal, apresenta cada vez menos rochas à medida que andamos para sul. Ideal para praticantes de bodyboard e de surf. É uma praia com boas infraestruturas, sendo uma das mais concorridas do concelho.

Praia do Aterro (Matosinhos)

As melhores praias do norte de Portugal
As melhores praias do norte de Portugal
Ver artigo

Praia que combina bem as rochas e a areia. Sendo agradável, é necessário cuidado ao entrar no mar, por se perder pé junto à rebentação. É inevitável encontrar, para além de areia e mar, praticantes de surf e bodyboard, dadas as condições favoráveis a estes desportos. A Praia do Aterro tem uma envolvente de vegetação natural que circunda todo o areal, o que a torna num local único. A beleza da zona rochosa que se deixa ver entre marés, também lhe confere uma característica especial. É também conhecida como Praia da Refinaria.

Praia de Agudela (Lavra)

Envolvida por dunas, atravessadas por passadiços de madeira, a Praia da Agudela é um bonito areal, muito procurado pelas populações da região do Porto. Com muitas rochas, que ficam a descoberto na baixa-mar, esta praia possui boas infraestruturas de apoio e reúne excelentes condições para passar um dia em cheio junto ao mar.

Onde comer

Dom Peixe (Matosinhos): O Dom Peixe dispõe de uma ementa variada, desde o peixe fresco grelhado no carvão, passando pela cozinha tradicional portuguesa. Os clientes são convidados a escolher a sua refeição de uma montra onde estão os variados peixes frescos à disposição. Nos meses de verão tem esplanada aberta.

Romando Beach Club (Vila do Conde): Situado na Praia do Seca, em Vila do Conde, este ‘spin-of’ do grupo Romando dispõe de uma mistura explosiva de sucesso: praia e sushi. Além disso, a música ambiente faz-nos sentir numa praia internacional. Ao lado, no café, pode encontrar sanduíches e outros ‘snacks’.

Romando Sushi Beach, Vila do Conde
Sushi e Praia parece-lhe uma boa combinação? Então 'torre' ao sol na Praia do Seca, em Vila do Conde, e depois deixe-se estar na areia a saborear um bom sushi e um cocktail.

L’ Kodac (Matosinhos): Um dos espaços mais movimentados pelos jovens nortenhos e uma paragem obrigatória durante o verão para quem está na Praia do Aterro, em Matosinhos. Com um terraço para o mar e boa música, desfrute de saladas, sushi e outros snacks, sem deixar de prova a deliciosa sangria. Para os mais friorentos, também existe um espaço fechado.

Onde ficar

Santana Hotel & Spa: Magnificamente implantado no Monte Santana, colina sobranceira ao Rio Ave, este hotel é o refúgio ideal para quem procura um hotel diferente e com vistas magníficas sobre a cidade. Este lugar convida-o para uma experiência única de conforto e elegância, num ambiente informal, onde o histórico e o contemporâneo se encontram lado a lado. É o hotel indicado para desfrutar de uns dias tranquilos com a companhia ideal, ficando a poucos metros do centro da cidade, onde poderá encontrar a Praça José Régio, local com muita animação noturna durante o verão.

Santana Hotel & SPA
Créditos Imagem: Santana Hotel & SPA créditos: Ricardo Silvawww.facebook.com/ricardoosilvaa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.