Nesta viagem partimos à descoberta de monumentos, ruas históricas, da foz do rio Lima e das praias com um pôr do sol invejável.

1. Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Falar em Viana é falar neste Santuário. Se estão a pensar visitar esta cidade sem visitar este monumento, o nosso conselho é que mudem de planos. Daqui a paisagem é magnífica. Conseguimos observar toda a envolvência da cidade com o rio e o mar, daí ser excelente para programarem o resto da visita ao longo do dia. Também o interior deste Santuário é digno de uma boa apreciação. Imponente e belo são os objetivos que consigo deixar depois de o fotografar durante alguns minutos.

Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Santuário do Sagrado Coração de Jesus créditos: Pedro Sá

2. Funicular de Santa Luzia

Tão importante como visitar o Santuário do Sagrado Coração de Jesus é a forma como vamos para lá. Se estão a pensar em caminhada é melhor esquecer. Além de pouparem energias para o resto do dia, vão querer ter a experiência de subir o monte no Funicular de Santa Luzia. O preço da viagem é acessível e acaba por compensar pela experiência que se vive ao longo daqueles carris, principalmente se for com o seu grupo de amigos favoritos.

Funicular de Santa Luzia
Funicular de Santa Luzia créditos: Pedro Sá

3. Centro histórico de Viana

Percorrer o centro histórico já vai requerer um pouco mais de tempo. O elevado número de monumentos, as ruas estreitas e aconchegantes, os quiosques e produtos típicos obrigaram-nos a fazer mais algumas paragens inesperadas. Aproveitem também para fazer uma visita à Estação de Comboios e à Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

Centro histórico de Viana
Centro histórico de Viana créditos: Pedro Sá

4. Foz do Rio Lima

Descendo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra vão encontrar a Foz do Rio Lima. Este é o local indicado para parar, observar e relaxar com a brisa do rio que corre por toda a Foz. Daqui fotografamos a Ponte Eiffel. Aproveitem para comer algo já que nesta zona existem vários locais para esse efeito. Durante a tarde podem continuar a visita pelas ruas da cidade pois têm muito para conhecer.

5. Praia Norte

Terminar o dia em Viana do Castelo para nós significa pôr do sol na praia. A escolhida deste dia foi a Praia Norte. Aqui existe um pequeno passadiço de madeira e ainda piscinas naturais entre o areal e o mar que só acabamos por descobrir com a maré baixa. Também na zona existe uma excelente área infantil de lazer, bastante equipada e com estacionamentos próximos.

Praia Norte
Praia Norte créditos: Pedro Sá

Recomendamos vivamente Viana do Castelo para uma visita, mas se estão a pensar ir apenas um dia, preparem-se para uma visita apressada, se quiserem visitar todos estes pontos.

Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue Indo eu Indo eu

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.