Quando chegamos, já de noite, ao hotel não conseguimos reparar em todos os detalhes da fachada imponente mas somos surpreendidos pelas escadas de granito que nos levam ao piso superior. Há elevadores mas optamos por usar sempre as escadas, afinal, são 500 anos de história que já subiram e desceram aqueles degraus.

A Casa Melo Alvim foi construída em 1509, ao gosto manuelino, pelo cunhado do conhecido navegador vianense João Álvares Fagundes. É considerado o solar mais antigo de Viana do Castelo. Além dos elementos manuelinos, o edifício tem apontamentos das outras épocas pelas quais passou. Novas alas foram acrescentadas e o trabalho de restauro preservou a essência e traça do edifício. Entrar na Casa Melo Alvim é, para começar, uma viagem no tempo.

Depois, somos recebidos por um enorme coração de Viana que nos atrai os olhos para as vitrines de joias em filigrana expostas na recepção do hotel boutique. Percorremos as dezenas de peças e ficamos hipnotizados por esta arte de “bordar” fios de ouro e prata, tão delicada e bela, que é uma das marcas do Minho.

A Casa Melo Alvim, gerida pelo grupo Unlock Boutique Hotels, conta com 20 quartos (standard, deluxe e suite). Não há dois quartos iguais e todos têm decoração de estilos portugueses do século XVII e XVIII.

Ao abrir a porta de madeira do quarto deluxe em que passamos a noite, é a cama de dossel que salta à vista. O resto do mobiliário é sóbrio, sem ser pesado; há armários espaçosos, um mini-frigorífico, uma janela com vista para o chafariz, que faz parte da casa, e umas portadas para uma pequena varanda, com vista para a Avenida Conde Carreira. A casa de banho é bastante espaçosa.

Estava uma noite bastante fria mas isso não se notava, uma vez que o aquecimento do quarto havia sido ligado previamente antes de chegarmos – ponto extra para a atenção do staff do hotel com os seus hóspedes.

No dia seguinte, somos brindados com uma manhã de sol que conferiu outra luminosidade ao solar. Depois de tomar um bom pequeno-almoço, fomos observar melhor os pormenores exteriores da Casa Melo Alvim: as molduras em granito das janelas com motivos marítimos, as ameias e o chafariz na parte lateral do edifício.

Estava na altura de sair, a pé, para explorar Viana do Castelo, afinal, a Casa Melo Alvim está no centro da cidade, a poucos minutos de caminhada de quase todos os pontos de interesse.

Informações:

Casa Melo Alvim

Endereço: Av. Conde Carreira 28, 4900-343 Viana do Castelo

E-mail: hotel.meloalvim@unlockhotels.com

Tel.: 258 808 200

Preços: a partir de 60 euros/noite

O que visitar em Viana do Castelo:

Percorrer o centro histórico da cidade, zona ribeirinha e praias.

Pontos de interesse: Museu do Traje, Museu Municipal, Igreja Matriz, Navio Gil Eanes, Basílica de Santa Luzia.

Onde comer: Casa de Pasto Maria de Perre, Taberna do Valentim. Experimentar as famosas bolas de Berlim da Pastelaria Zé Natário.

Viana do Castelo é um bom ponto de partida para explorar a região do Minho. Veja o nosso roteiro da cidade e descubra sete razões para visitá-la.

O SAPO Viagens esteve hospedado a convite do Unlock Boutique Hotels

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.