Grande parte das restrições foram já levantadas, no entanto o conselho permanece: todos os que podem permanecer em casa, devem fazê-lo. É possível que esteja desejoso de sair lá para fora, dar asas à criatividade e criar novos conteúdos para as suas redes sociais, mas a verdade é que também o pode fazer a partir de casa.

A WIKO (empresa europeia de smartphones) deixa 7 dicas de como tirar as melhores fotografias... mesmo entre quatro paredes.

1. Explore os ângulos menos comuns

Uma das maneiras fáceis de criar uma foto interessante de um objeto do quotidiano dentro de casa é fotografá-la por um ângulo incomum. O objetivo é tentar mostrar o objeto de um ângulo único que nunca tenha sido antes visto. Faça várias experiências: fotografa-o de um ângulo muito baixo, ou muito alto, e veja como afeta a aparência da imagem. Tire fotografias de todos os seus lados e, se possível, mesmo de dentro dele.

2. Explore as funcionalidades da câmara do seu smartphone

Os smartphones de hoje, com as suas câmaras triplas, fazem maravilhas. Pode optar por explorar o efeito bokeh e conseguir dar ênfase ao seu objeto desfocando o fundo, ou apoiar-se na câmara Super Grande Angular para, por exemplo, documentares quão arrumada conseguiu com que a sala ficasse, ou toda a sua decoração digna de Pinterest.

3. Mantenha a imagem clean

O problema de fotografar em espaços confinados com o smartphone é que pode facilmente ter distrações indesejadas na imagem. Depois de escolher o que pretende fotografar, simplifique a sua cena para que se destaque num fundo limpo: isto pode significar alterar posições ou mesmo trocar de sala. As composições simples e clean criam uma imagem muito mais poderosa, captando melhor a atenção dos seus seguidores.

4. Preencha todo o espaço de imagem

Outro método eficaz para eliminar um fundo movimentado é preencher a imagem inteira com o objeto a fotografar, enfatizando-o ainda mais. Não tenha medo de aproximar muito, mas garanta que o smartphone consegue captá-lo na perfeição - se se aproximar demasiado, a imagem inteira ficará desfocada. Não se preocupe se o objeto não aparecer na sua totalidade: ao aproximar mais, vai conseguir capturar detalhes e texturas que ninguém veria se tivessem sido fotografados de longe.

5. Aproveite as horas de luz natural

As janelas são importantes ao fotografar em ambientes fechados, pois são a única fonte de luz natural para iluminar os objetos. Tente encontrar a zona melhor iluminada e pode mesmo brincar com as alturas do dia: as horas douradas do amanhecer e do anoitecer produzirão uma bela iluminação quente para as fotos.

6. Inclua janelas na sua imagem

Além de serem uma fonte de luz natural, as janelas são ótimos objetos de fotografia por si só. Se tiver uma vista agradável do lado de fora, ou se a própria janela tiver algum detalhe interessante, este pode ser o principal ponto de interesse. À noite, pode criar algumas cenas realmente sombrias das janelas usando apenas o luar ou as luzes da rua.
Se estiver a fotografar a vista de uma janela, tente incluir parte do quadro da janela, adicionando contexto à cena.

7. Explore os retratos

A sua casa é um ótimo lugar para tirar fotos de retratos, pois tem tempo de sobra para experimentar diferentes composições e iluminação. Pode usar a luz de uma janela ou, na sua ausência, lâmpadas ou velas para iluminar. Se os seus filhos ou animais de estimação não ficarem parados, fotografe-os enquanto dormem.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.