Uma reportagem de investigação, levada a cabo pela cadeia de televisão CNN, demonstrou que o pessoal de "handling" de aeroportos internacionais (aqueles que colocam as malas dentro do porão do avião) abriam as malas dos passageiros e efetuavam roubos. Chegaram mesmo a roubar bens no valor de cerca de 5 mil euros.

E a maior parte das companhias áreas não se responsabiliza por roubo ou desaparecimento de valores, e raramente reembolsa o cliente nestas situações.

Por isso, nunca é demais relembrar que guardar os seus bens mais valiosos dentro da mala de porão não é assim tão seguro. Ou se não tiver mesmo alternativa, saiba como os pode proteger.

A Condé Nast Traveler reuniu estas dicas:

1. Dinheiro, relógios, joias podem ir consigo. É preferível colocar estes bens dentro da carteira ou usá-los, no caso das joias.

2. Se a sua mala de mão não cabe por baixo do banco da frente, coloque um pequeno saco, mais leve, dentro da mala, com os seus bens.  Assim quando se sentar no seu lugar, pode sempre ficar com esse saco perto de si, sem nunca o perder de vista.

3. Se precisar de levar consigo um bem valioso que não cabe dentro da sua mala de mão, o melhor é contactar a companhia área antes do voo para saber se pode despachar esse bem pagando um valor extra e, se em caso de perda ou danos, será reembolsado. Se a resposta for negativa, o melhor é despachar esse bem através de uma empresa de entregas internacional.

4. Os medicamentos também devem ir sempre consigo. Não se trata de um bem caro, mas tem valor para a sua saúde. Se precisar de tomar um medicamento de forma regular, mais vale levar uma caixa na mochila. Imagine que a sua mala não chega ao destino? Mais vale prevenir...

5. Se tiver mesmo de colocar dentro da mala de porão objetos de grande valor deverá fazer um seguro antes do voo. Desta forma, garante que será reembolsado em caso de perda ou extravio. Isto porque em caso de perda, as companhias aéreas que reembolsam, nunca será pelo valor total do conteúdo da mala. Mas, sim, por um valor muito mais baixo.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.