Destruído e reconstruído várias vezes ao longo dos séculos, o Castelo Hohenzollern data originalmente do século XI, mas mantém intacta, hoje como outrora, toda a sua majestade e a grandiosidade. Pertenceu à poderosa família Hohenzollern, uma família que desempenhou um papel fundamental tanto na história alemã, como na europeia.

A arquitetura do Castelo Hohenzollern é uma mistura fascinante de estilos gótico e neogótico. Com as suas torres altas, muralhas robustas e detalhes ornamentados, o castelo parece saído diretamente de um conto de fadas. 

A sala do trono, a capela e os aposentos reais, cada um ricamente decorado e cheio de histórias, são alguns dos pontos altos da visita, mas os salões e corredores também tem o seu encanto, transportando o visitante para uma época de cavaleiros, reis e rainhas.

Uma das características mais impressionantes do Castelo Hohenzollern é sua localização que proporciona vistas panorâmicas espetaculares da paisagem circundante. Em dias de sol, é possível ver ao longe até os Alpes Suábios.

Atividades e atrações

Além de explorar o interior do castelo, os visitantes podem desfrutar de várias outras atividades e atrações, como  eventos culturais, concertos e exposições, que animam o espaço ao longo do ano, oferecendo uma experiência ainda mais enriquecedora.

Quem gosta de andar e apreciar a natureza também não fica desapontado. Existem várias trilhas de caminhada bem sinalizadas nas florestas e colinas circundantes.

Como visitar

O Castelo Hohenzollern está localizado perto da cidade de Hechingen, em Baden-Württemberg, e é facilmente acessível de carro ou transporte público.

Se optar pelo transporte publico pode chegar ao castelo apanhando o comboio em Estugarda (Stuttgarte) e descendo na estação de Hechingen. Em seguida deve apanhar um autocarro ou um táxi até ao castelo.

Se tiver carro, a viagem a partir de Stuttgart leva cerca de uma hora e há estacionamento disponível próximo do castelo.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram