Grande parte da fama de Tulum assenta na Playa Ruinas - uma praia fabulosa, que alberga uma das mais belas e bem preservadas ruínas do Império Maia da América central.

Com vista para o Mar do Caribe, a torre de vigia construída no século XIII, em cima da falésia Castillo, é agora o terceiro sítio arqueológico mais visitado do México.

A primeira vez que visitei Tulum o lugar era muito menos popular do que é hoje. Era tão calmo que os turistas podiam subir e andar pelas ruínas como quisessem, mas atualmente, a melhor maneira de explorar o local, sem ter que lutar contra as massas, é estar lá antes do horário de abertura (08h00). Uma escada dá acesso à bonita praia que fica diretamente sob as ruínas.

Tulum: um dos mais belos destinos do mundo para férias de verão
créditos: Travellight e H.Borges
Tulum
créditos: Travellight e H.Borges

Outro destaque da região é a Playa Paraíso - nome adequado para este majestoso trecho de areia, cercado por enormes palmeiras e penhascos altos.

A praia é grande o suficiente para podermos ficar à vontade sem ter o vizinho do lado a ouvir a nossa conversa e tem muitos restaurantes e simpáticos bares e clubes de praia onde podemos comer peixe fresco e provar o melhor da gastronomia local.

É também um lugar popular para entusiastas de yoga e tem barcos que oferecem excursões de mergulho e snorkel. Infelizmente, nos últimos tempos esta praia tem sido afetada por um excesso de algas que chegam a deixar a água turva.

A Playa Akumal (a 30 minutos de carro do centro de Tulum) é outra boa opção para almoçar e jantar. Tem uma ampla seleção de bares e restaurantes e muitos chapéus de sol disponíveis para alugar.

Tulum
créditos: Jota Hache/CC

Las Palmas é mais um ponto lendário de Tulum. É mais distante e mais isolada do que a Playa Paraíso e não tem restaurantes nas imediações por isso é o lugar ideal para os turistas que procuram paz e sossego. Uma toalha, protetor solar, óculos de sol e um cesto de piquenique é tudo o que precisamos para passar um dia perfeito em Las Palmas.

Mas, a maior pérola de Tulum talvez seja a Praia Secreta. Localizada nas profundezas da Reserva da Biosfera de Sian Ka'an - área declarada Património Mundial pela UNESCO - esta praia faz jus ao seu nome. Pouco conhecida pelos turistas, tem águas calmas e está muitas vezes deserta.

O México (e a Península do Iucatão principalmente) tem centenas de cenotes - lagoas profundas, localizadas em grutas, com águas cristalinas onde podemos mergulhar.

Cenote
créditos: Travellight e H. Borges

Tulum tem alguns que vale a pena conhecer: o Gran Cenote (muito popular e sempre cheio de gente), o Tamcach-ha (que tem águas profundamente azuis) e o Choo-ha (que fica numa linda caverna e tem a água a uma temperatura mais agradável do que a dos outros cenotes).

Tulum é uma excelente opção para passar as férias de verão. É uma cidade encantadora com pessoas amigáveis, boa comida e belas paisagens. A mistura de selva e praia e o compromisso da indústria local com o eco turismo e a sustentabilidade proporcionam uma atmosfera mágica que é difícil de encontrar nos dias de hoje.

Os restaurantes são muito bons, os hotéis têm um design interessante e em cada esquina há algo bonito para tocar, sentir e admirar.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.