Com uma costa imensa e centenas de ilhas, o “país dos sorrisos” oferece uma abundância de praias deslumbrantes e perfeitas para nadar, mergulhar e relaxar. Para além disso tem opções que se ajustam a todo o tipo de orçamentos. Como a escolha é muita, pode ser difícil decidir que ilha visitar, por isso deixo aqui uma lista das melhores.

Phuket: resorts e programas para todos os gostos

Phuket é a maior ilha da Tailândia e tem um pouco de tudo: praias maravilhosas, vida noturna animada, um charmoso centro histórico e resorts para todos os gostos.

Gosta de estar no centro da ação? Dirija-se à cidade de Patong, onde muitos dos clubes estão concentrados. Procura umas férias mais relaxadas? Faça o check-in em Trisara, um resort composto por villas, um SPA, praia privativa e o único restaurante com estrela Michelin da ilha, o Pru. Pegue num dos caiaques do resort e reme até Banana Beach, uma bela e intocada enseada.

Visite o centro histórico de Phuket, onde ainda se encontram casas com design sino-português, que hoje abrigam cafés, restaurantes e lojas de moda.

Phuket
Phuket

Koh Yao Noi: para fugir da confusão de Phuket

A 20 minutos de barco de Phuket, encontra-se Koh Yao Noi, uma ilha menor e menos turística. Tem apenas dois resorts e não existem bares ou clubes na ilha. Fique hospedado no elegante Cape Kudu Hotel e saboreie a mais típica e caseira comida tailandesa (ou aprenda a cozinhar estas especialidades com aulas privadas de culinária).

Outras atividades que podem ser organizadas pelo resort incluem um passeio de bicicleta pela ilha, uma visita aos terraços de arroz e a um mercado local e uma uma excursão num tradicional barco longtail durante a qual se pode praticar snorkeling e explorar ilhas menores como Koh Pak Bia e Koh Lao Lading.

Koh Yao Noi
Koh Yao Noi

Koh Chang: para viajantes ativos

Koh Chang está entre as 52 ilhas que fazem parte do Parque Nacional Marinho Mu Koh Chang. Não tem aeroporto e só é acessível por barco por isso chegar até aqui não é muito fácil. Os viajantes têm de voar de Bangkok para Trat, a partir daqui seguir para Laem Ngop e, finalmente, apanhar um barco até Koh Chang.

Aqueles que fizerem a longa viagem serão recompensados ​​com praias incríveis de areia branca, águas azuis transparentes e marés baixas. O interior da ilha é um ótimo lugar para fazer caminhadas pela selva e explorar um pouco a natureza tailandesa - é o destino ideal para viajantes ativos. Long Beach é a melhor praia de Koh Chang. É um paraíso isolado cercado por coqueiros.

As opções de hospedagem são abundantes e uma das melhores é o resort Santhiya Tree Koh Chang que fica à beira-mar, tem uma arquitetura tradicional tailandesa e restaurantes e bares.

Koh Samui: para os amantes do luxo

Koh Samui é a ilha ideal para quem procura luxo e hotéis cinco estrelas. Os grandes nomes da hotelaria, como o Four Seasons, Six Senses, Banyan Tree e o W, todos têm resorts em Koh Samui.

É a terceira maior ilha da Tailândia e também uma das mais populares graças à infinidade de coisas que tem para oferecer. Em Koh Samui pode praticar mergulho, caiaque, ioga e assistir (ou aprender) Muay Thai.

Koh Samui
Koh Samui

Koh Lanta: tranquilidade para famílias e casais

Koh Lanta está integrado num arquipélago de 52 ilhas no mar de Andaman e é acessível de barco a partir de Phuket, Krabi ou Koh Phi Phi. Tem 15 quilómetros de costa e nove praias deslumbrantes.

A ilha é menos turística do que Phuket, por isso é ótimo para famílias que procuram um lugar mais tranquilo ou casais em busca de romance. Hospede-se no Pimalai Resort and Spa, aproveite a sua extensa praia e a cozinha preparada com ingredientes orgânicos cultivados na propriedade.

Koh Tao: apreciar o fundo do mar

Localizado no Golfo da Tailândia, Koh Tao atrai todos os anos centenas de pessoas, que vêm até aqui para mergulhar nas suas águas ricas de peixes coloridos, tartarugas, corais e outras formas de vida marinha.

Esta pequena ilha no Golfo da Tailândia, acessível apenas por barco, é um ponto de peregrinação tanto para mergulhadores experientes como para aqueles que querem aprender. Resorts baratos especializados em mergulho são abundantes.

Existem cerca de 70 escolas de mergulho em Koh Tao que emitem certificações da Associação Profissional de Instrutores de Mergulho (PADI).

Koh Tao
Koh Tao

Koh Phangan: festas e yoga

Koh Phangan é a ilha favorita daqueles que procuram festas ao luar e um estilo de vida despreocupado e liberal. Esta ilha acessível por barco, é famosa pelas suas festas em Rin Beach. Realizam-se todos os meses na noite da lua cheia e apresentam DJs, dançarinos, malabaristas e muito mais. Milhares de pessoas vêm de todo o mundo, adornam-se com tinta de néon e dançam a noite toda.

As festas de meia lua podem ser uma experiência um pouco mais calma, mas ainda assim divertida. A cultura hippie está profundamente enraizada na ilha, por isso é fácil encontrar lugares para praticar yoga, estudar meditação, Ayurveda e outras práticas holísticas.

Os viajantes que querem desfrutar de tudo isso com conforto podem hospedar-se no Anantara Rasananda.

Koh Phra Thong: para desligar-se de tudo

Volte ao passado na isolada Koh Phra Thong, onde os moradores ainda moram em casas simples com telhados de colmo.

É uma ilha isolada - acessível apenas por barco - com belas praias. É uma ótima opção para os viajantes que querem fugir da rotina e ficar num pequeno eco-resort. Os amantes da natureza podem observar aves e avistar mais de 100 espécies diferentes ou visitar o santuário local de tartarugas.

Experimente ficar num eco-resort como o Moken Eco Village e ao entardecer embarque num barco de pesca de lula para ver como os pescadores locais pescam à noite.

Praia mais famosa da Tailândia fechada por tempo indeterminado. Operadores turísticos protestam
Praia mais famosa da Tailândia fechada por tempo indeterminado. Operadores turísticos protestam
Ver artigo

Koh Phi Phi: a praia mais famosa da Tailândia (que está encerrada)

Koh Phi Phi é um arquipélago de seis ilhas e o cenário de paisagens de sonho como a Pileh Bay.

Este grupo de ilhas ficou mundialmente famoso depois de ter servido como cenário ao filme The Beach, com Leonardo Di Caprio.

Apenas Phi Phi Don é habitada, enquanto as outras ilhas são protegidos como parte do Parque Nacional Hat Noppharat Thara-Mu Ko Phi Phi.

Embora a principal atração da desabitada Phi Phi Leh — Maya Bay — esteja temporariamente fechada após sofrer danos causados ​​pelo excesso de turistas, ainda é possível explorar as outras baías da ilha e as ilhas próximas.

O Zeavola Resort e o Phi Phi Island Village Beach Resort, em frente ao mar, são bases agradáveis para explorar a ilha.

Koh Phi Phi
Koh Phi Phi

Ilhas Similan: para os amantes do mergulho

À semelhança de Koh Tao, as ilhas Similan são conhecidas por possuírem alguns dos melhores locais para a prática de mergulho da Tailândia (e do mundo).

O arquipélago é composto por 11 ilhas, muitas vezes referidas simplesmente pelos números 1 a 11, que o Departamento Tailandês de Parques Nacionais atribuiu de acordo com o seu posicionamento de sul para o norte.

O Parque Nacional Marinho das Ilhas Similan é cercado por recifes de coral e dependendo da época do ano, mergulhadores e praticantes de snorkel podem ver tartarugas, raias e até mesmo tubarões.

Os visitantes podem ficar hospedados em bangalós simples do parque nacional, ficar num barco de mergulho ou fazer uma viagem de um dia a partir de Khao Lak.

Não há aeroporto nas ilhas, por isso para lá chegar é necessário apanhar um barco em Phuket ou em Khao Lak.

Lugares paradisíacos na Tailândia
Ilhas Similan créditos: Pixabay

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.