1. Acreditar que toda a gente fala inglês

É verdade que o inglês é uma língua universal e que ajuda a desenrascar em muitas situações quando estamos em viagem. Mas nem toda a gente sabe esta língua e, em alguns países, ela é mesmo desconhecida pela maioria da população. Por isso, na sua próxima viagem, aprenda o básico do idioma do país que vai visitar.

2. Não ter um plano B

Em viagem, conte sempre com incertezas e imprevistos. Não desanime porque o museu estava fechado naquele dia da semana ou porque a atração turística estava em obras. Tenha sempre outras opções de passeios para fazer em caso de imprevistos.

3. Desconhecer os costumes e tradições locais

Hoje em dia, com toda a informação que temos disponíveis, não há desculpas para aterrarmos num local sem conhecer, minimamente, a sua cultura. Pode evitar situações menos indesejadas no que toca, por exemplo, à forma como cumprimentamos as pessoas ou ao vestuário.

4. Estar "colado" ao guia

Quando fazemos uma viagem, é normal recorrer a guias que nos dão dicas de atrações, museus ou restaurantes. Mas experimente explorar um pouco por sua conta e não levar todas recomendações do guia à risca. Pode ir a um mau restaurante, é verdade, mas também pode ter experiência incrível e descobrir novos locais.

5. Andar sempre de avião

Muitas vezes, quando vamos fazer deslocações durante uma grande viagem, escolhemos voos de ligação entre os destinos por ser a forma mais rápida. Mas, com isso, perdemos a possibilidade de apreciar belas paisagens e de fazer pequenas paragens estratégicas. Opte também por comboios e autocarros.

Comida exótica, asiática
créditos: Pixabay

6. Pedir só comida conhecida

Experimente novos pratos e a gastronomia local. Não passe a viagem inteira a comer só a comida com a qual já está familiarizado.

7. Não ter dinheiro de sobra

O dinheiro "vivo" e não no banco pode resolver muitos problemas em viagem. Por isso, tenha sempre uma reserva estrategicamente escondida, quer seja no cofre do hotel, quer seja consigo em locais que não estejam no alvo dos carteiristas.

8. Não saber o caminho de regresso

Por mais que esteja a divertir-se, a conhecer novos sítios e pessoas, tenha sempre em mente o caminho de tem de fazer para regressar em segurança ao hotel onde está alojado.

9. Julgar que consegue fugir à alfândega

Já se sabe que existem vários produtos proibidos em todos os países. Não tente quebrar esta regra e transportar produtos ilegais pelos serviços aduaneiros, caso contrário, pode passar por situações desconfortáveis junto das autoridades locais.

10. Apoiar causas erradas

Pense duas vezes antes de ir visitar uma atração que expõe animais selvagens ou de dar uma esmola a uma criança pedinte. Informe-se sobre a melhor forma de ajudar e de contribuir para as melhores causas no país visitado.

11. Não ter um seguro de viagem

A maioria das pessoas nem pensa nisso mas e se fica doente ou tem um acidente durante a sua viagem de sonho? Ter um seguro pode ajudar, e muito, a atenuar as consequências.

12. Tirar fotos sem pedir autorização

Não é só apontar a máquina e disparar. Se quer registar as pessoas do país que está a visitar, peça sempre autorização. Nem toda a gente quer ser fotografada ou se sente confortável com isso.

13. Não seguir o seu instinto

Viajar é ter dúvidas e tomar decisões sobre onde vamos a seguir, o que vamos fazer, onde vamos comer. Nem sempre corre bem e, na última hipótese, confie no seu instinto para tomar uma decisão.

Fotografar, viajar, iphone
créditos: Pixabay

14. Estar sempre no Instagram

É quase irresistível estar sempre a publicar imagens da viagem no Instagram ou em qualquer outra rede social. Mas que esta não seja uma preocupação constante: ponha de lado o telemóvel para construir memórias mais duradouras.

15. Tentar ver e fazer tudo

Tenha em mente que mais é menos. É impossível conhecer um destino com uma única viagem. Não conseguimos abarcar todas as experiências, ver todas as atrações ou ir a todos os locais indicados. Tenha calma e aprecie o momento. O resto pode ficar para uma próxima viagem.

*Artigo originalmente publicado no dia 13 de julho de 2017

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.