Provavelmente, este ano, as suas férias de verão não vão incluir uma viagem de avião mas sim fazer-se à estrada com a família.

Se ainda está a planear uns dias de descanso e vai usar o carro para chegar ao seu destino, planeamento e organização podem tornar as suas férias mais seguras e divertidas.

Siga estas dicas para uma road trip em família sem percalços.

1. Faça as malas de forma inteligente e crie uma lista

Para evitar deixar objetos essenciais em casa, crie uma lista de verificação algumas semanas antes de sair - e acrescente à medida que pensa em novos itens. Em seguida, retire a lista ao começar a empacotar e verifique os itens à medida que avança.

2. Crie espaço extra

Evite a tentação de encher o seu veículo até ao teto. Isso obstrui a visão do espelho retrovisor e limita severamente a visibilidade. Em vez disso, considere uma caixa de carga no telhado ou um atrelado para criar espaço de armazenamento extra.

3. Mantenha os animais de estimação seguros

O cão ou o gato também vai de férias? Leve uma tigela de água portátil e um pouco de comida extra para as paragens de descanso. Use um transportador de animais de estimação ou dispositivo de arnês para mantê-lo seguro durante o trajeto.

4. Use GPS e planeie o tráfego

Antes de sair de casa, insira todos os seus destinos no sistema GPS do seu veículo ou numa aplicação de navegação móvel. Desta forma, terá atualizações em tempo real sobre o tempo de viagem e evitará que tenha de pesquisar endereços no último minuto.

É verdade que atrasos ou imprevistos de última hora no trânsito é sempre uma possibilidade, principalmente em tempo de férias. Mas com o GPS poderá planear a viagem fora dos picos de maior trânsito.

5. Traga um mapa

Sim, um mapa em papel. Mesmo que não use um há anos, ter um mapa da estrada no carro é sempre uma boa ideia. Com um mapa de papel da velha escola, não precisa de se preocupar em perder o sinal de GPS ou ficar sem bateria. E se tem filhos, eles vão divertir-se a seguir a viagem pelo mapa, além de que será um desafio para os mais novos.

6. Prepare o seu veículo

Agende uma revisão ao carro antes da viagem, para verificar o estado geral do veículo. Um profissional pode informá-lo sobre quaisquer problemas de manutenção a serem corrigidos antes que piorem (ou fiquem mais caros).

7. Verifique os pneus

Antes de sair de casa, inspecione o estado dos pneus e encha-os com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo. Se o estado dos pneus não for o melhor, troque-os antes da viagem.

8. Troque o óleo e verifique os líquidos

Prepare-se para a manutenção preventiva, como trocas de óleo, que podem ocorrer durante a viagem. Cuidar dele antes de sair não é bom apenas para o seu carro, mas também para sua tranquilidade. Verifique também todos os níveis de líquidos do seu veículo, como o do pára-brisas, por exemplo.

9. Verifique o kit de emergência

Um kit de emergência bem feito pode colocá-lo novamente na estrada em segurança. Existem uns à venda ou também pode preparar o seu próprio kit (que deve incluir itens como kit de primeiros socorros, coletes refletores, lanterna, carregador extra para o telemóvel, ferramentas, fita adesiva...).

10. Organize o porta-luvas

Se tiver um imprevisto ou acidente, é sempre útil ter os documentos todos necessários à mão. Certifique-se de ter uma cópia do registo do veículo e a carta do seguro atualizada. Coloque também um papel com números de emergência na estrada, que podem vir a ser utéis.

11. Faça paragens regulares

Embora eliminar as paragens possa ajudá-lo a chegar ao seu destino mais cedo, não é a forma mais agradável de viajar (especialmente com crianças a bordo!).

Parar para fazer uma pequena pausa a cada duas horas dará a todos a oportunidade de esticar as pernas e pode ajudá-lo a ficar mais alerta ao volante.

12. Leve lanches saudáveis

Batatas fritas, chocolate e refrigerantes - a refeição de sonho de qualquer criança. Para evitar o aumento do açúcar após cada paragem para descansar e abastecer o carro, coloque uma pequena mala térmica com água mineral, barras de cereais, frutas e vegetais.

É melhor evitar alimentos salgados e bebidas açucaradas, pois podem realmente causar ainda mais sede. Alimentos pesados também podem deixá-lo mais cansado e com sono ao volante.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.