Tem 6 quartos, uma sala de jantar, piscina com vista privilegiada para o ponto mais alto de Portugal, e fica na zona do Cabrito, na Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, um sítio classificado pela UNESCO desde 2004.
A Adega do Fogo tem agora uma nova alma, e é a paragem perfeita para quem quer descobrir ou revisitar a ilha açoriana e as suas tradições, os seus sabores e a sua história.
Fotos: Francisco Nogueira
Antes, uma destilaria
O surgimento desta destilaria está ainda envolto em mistério. Sabe - -se que foi construída por um padre, segundo as contas dos antigos proprietários, por volta de 1820.
Funcionava aberta à comunidade, quem quisesse ia lá “queimar”, e depois pagava o uso do espaço com garrafas da bebida lá produzida. “Queimar” é o primeiro passo da produção de água ardente, quando a fruta fermentada é posta a ferver num caldeirão tapado sobre o fogo, e sai a água fraca, que é passada para um segundo alambique, mais pequeno, para ser feita a destilação.
Depois é diluída com água da cisterna, e as serpentinas por onde o liquido passa são arrefecidas pela água do mar num poço de maré que entra por baixo da terra.
A ideia da destilaria comunitária é para manter nesta nova vida, em que a Adega continuará a ser de todos os que quiserem produzir. Os alambiques foram restaurados, e não apenas para decoração. Mas também haverá água ardente da casa, com sabores diferentes, recorrendo a ingredientes da ilha como a banana do Pico, o ananás, o medronho e a batata doce.
Entre novembro e fevereiro a produção acontece a bom ritmo, e os hóspedes podem fazer parte de todo o seu ciclo e, no fim, brindarem com a bebida que eles próprios fizeram, com sabores 100% locais.
Agora, uma casa de férias
Recuperando os tais verões que eram dedicados a cozinhar pratos regionais para os amigos que recebia, a organizar-lhes as estadias, a levá-los a fazer os trilhos, a ir com eles pescar o carapauzinho na pedra, e a mostrar-lhes maravilhas como a confeção de manteiga, Benedita pretende que a experiência dos hóspedes seja genuína, com tempo para a descoberta.
A Adega do Fogo funciona como uma casa de férias de segmento 5 estrelas, que pode ser utilizada por famílias ou grupos de amigos que queiram desfrutar da propriedade como um todo, para estadias mínimas de 5 noites no verão, e 3 noites no inverno.
A experiência na adega e na ilha é construída à medida do cliente, do propósito da sua visita e do seu grau de avidez por aventura. É possível reservar-se a propriedade, sem mais extras, para dias de pleno deleite em que se desliga a sério do mundo lá fora.
A isso o hóspede pode adicionar experiências gastronómicas preparadas por mãos muito conhecedoras dos sabores açorianos — na sala de jantar da casa, junto à destilaria, com capacidade até 18 pessoas e/ou no forno a lenha no exterior, que tem também uma churrasqueira —, serões ao som do cancioneiro Açoriano e do Pico, “workshops” de manteiga ou de bolo de milho, pesca e confecção de peixe do atlântico.
E também outras atividades, como passeios de bicicleta e trilhos pela ilha, massagens personalizadas com vista para o Pico, provas de vinhos locais. Tudo é possível nesta “incursão picarota” que se quer feita com proximidade, verdade e de forma sempre personalizada.
O Wellness
É em total comunhão com a paisagem que se pode desfrutar de momentos de pleno deleite, no serviço de wellness da Adega do Fogo. Para quê ter um spa para massagens quando estas podem ser recebidas na Paisagem Protegida do Pico, com a imponente montanha à nossa frente, e um cenário onde o verde da vinha e o negro da rocha se fundem em total harmonia?
Os tratamentos são feitos com óleos essenciais do arquipélago, da Essentia Azorica, a partir de plantas autóctones e outras que povoam as várias ilhas. Os aromas e as propriedades da cryptomeria, do louro, da coteira ou do incenso, pelas mãos de massagistas especializadas, fazem com que haja uma separação nítida entre o antes e o depois da experiência que apela a vários sentidos.
Para quem preferir o recato indoor, a massagem pode também ser desfrutada no conforto do quarto, nesta casa que é sempre do hóspede.
A sauna funciona em mais um recanto re-aproveitado do edifício original, todo revestido a madeira de castanho, num espaço onde se faz uma verdadeira pausa do mundo real.
Todas as amenities são Oliófora, 100% naturais, a partir de óleos prensados a frio, que trazem a quem as usa a natureza no seu estado mais puro, em forma de cuidado para a pele.
Os hóspedes podem ainda usufruir de serviço de cabeleireiro, manicure e outros tratamentos de estética, através de marcação, na comodidade da sua casa de férias açoriana.
Comentários