No passado, estes edifícios serviram as suas comunidades e tinham uma função muito específica. Hoje, muitas destas estruturas históricas foram transformadas em estadias de luxo, onde os viajantes podem desfrutar de um novo tipo de experiência.

Antigo posto dos correios, Gent (Bélgica)
Projetado por Louis Cloquet e Stéphane Mortier para a Exposição Mundial de 1913, este antigo posto de correios de Gent fechou portas em 2001. Depois foi convertido num hotel boutique. A sua torre de relógio tem 52 metros de altura e os hóspedes podem desfrutar das vistas a partir da grande janela do hotel.

O 1898 The Post tem 38 quartos e suites decoradas com mobiliário clássico.

Antiga prisão, Horsens (Dinamarca)
Inaugurado em 1853, Horsens Statsfængsel foi construído para acolher prisioneiros que cumpriam longas penas de prisão. Mas deixou de o ser em 2006. Agora os hóspedes podem aprender mais sobre a história desta prisão no museu local, que também inclui um olhar sobre a vida dos ex-prisioneiros e funcionários.

O SleepIn Fængslet é agora um hostel que oferece quartos cela, com barras nas janelas e graffitis originais dos prisioneiros nas paredes. As casas de banho são compartilhadas.

Antigo quartel dos bombeiros, Detroit (EUA)
Trata-se de um edifício neoclássico de cinco andares, rico em história e projetado pelo arquiteto Hans Gehrke. Foi o primeiro quartel dos bombeiros no Michigan e abriu portas em 1929.

Hoje é um hotel, o Detroit Foundation Hotel, e os hóspedes podem apreciar as inúmeras obras feitas por artistas locais que se encontram expostas no interior.

Antiga biblioteca, Amesterdão (Holanda)
Em 1974, o escritório de arquitetura de Gerard de Klerk projetou um edifício elegante com uma fachada de pedra natural no centro de Amsterdão, que acolheu a principal biblioteca pública da cidade. A biblioteca mudou-se em 2007 para outra parte da cidade e deu à luz um novo e belo hotel de 5 estrelas.

O Andaz Amsterdam Prinsengracht - A Hyatt Hotel dispõe de quartos elegantes e peças de arte em vídeo que podem ser admiradas pelos hóspedes.

Antiga escola, Hamburgo (Alemanha)
O Volkschule oferece quartos confortáveis no centro de Hamburgo com um toque moderno. A escola foi construída em 1888 no distrito de Hamm e convertida neste hotel de gerência familiar em 2013.

A sala do pequeno-almoço lembrará a história da escola, enquanto as paredes de tijolos originais combinadas com a decoração contemporânea, dão aos hóspedes uma sensação de tranquilidade.

Antigo mosteiro, Cusco (Peru)
O Belmond Hotel Monasterio está situado no animado centro histórico de Cusco e a dois quarteirões da Plaza de Armas. O antigo mosteiro data de 1592 e oferece acomodações luxuosas de estilo colonial em torno de um pátio deslumbrante com um cedro com 300 anos de idade.

As paredes do hotel estão decoradas com arte religiosa que remonta ao século XVIII e os hóspedes podem desfrutar de um jantar inesquecível, acompanhado por cantores de ópera e à luz das velas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.