O que não falta na Lituânia são opções para quem gosta de lugares alternativos e, de preferência, em comunhão com a natureza. Há cabanas escondidas nas florestas, alojamentos junto ao lago para que aproveite o efeito calmante das águas e edifícios de arquitetura moderna, elegantes com o conforto que procura e que contrastam com a vegetação. Para além disto tudo, estes alojamentos são perfeitos para uma escapadinha de inverno.

"Desligue-se" do mundo numa cabana na floresta

Já pensou ficar num alojamento semelhante a uma caixa ninho ou numa cabana no meio da floresta lituana? É provável que lhe proporcionem aquela sensação de estar no meio do nada. É o caso do EtnoHut.

Este refúgio na floresta foi desenvolvido como um projeto arquitetónico pessoal e para ser o mais pequeno possível, ainda que compacto o suficiente para garantir o conforto de dois hóspedes. A ambição criativa acaba por atrair viajantes que procuram sentir o poder e o contraste do espaço com a natureza – a pequena casa está cercada por mais de 20 hectares de floresta densa.

Indo mais para o nordeste do país, há o maior Parque Regional da Lituânia - a floresta Labanoras com enormes pinheiros e lagos escondidos entre estes. InWoods Inkilas é uma cabana aconchegante e bem equipada, escondida no coração da floresta. 

Aqui, os hóspedes são convidados a mergulhar numa experiência emocionante: a terapia florestal japonesa Shinrin-Yoku, que é conhecida pelos seus efeitos neuropsicológicos calmantes evocados pelo cheiro distinto da floresta e pelos sons das árvores.

Experiência invernal no lago

Aqueles que sonham em estar perto da água podem escolher o The Lake - uma espaçosa e moderna villa de quatro quartos, situada no sinuoso lago Siesartis, também localizado no Parque Regional Labanoras. A villa segue a corrente do "open-concept", apostando em janelas até à parede. Existe ainda um terraço de frente para o lago panorâmico, tornando-o um local ideal para a família ou amigos desfrutarem da natureza invernal.

Seguindo para o litoral lituano, a 10 quilómetros da cidade portuária de Klaipėda, há uma pequena casa isolada de 20 mestros quadrados chamada Rest in Forest. Um lago extraordinário, famoso devido à sua água cor de esmeralda, está situado a apenas 60 metros de distância. E para quem não vive sem o barulho das ondas, basta meia de hora a conduzir para chegar ao cais de Melnragės Molas e ouvir o som do mar Báltico furioso.

Renascimento em alojamentos atuais

Uma solução arquitetónica para alojamentos na natureza que se está a tornar popular na Lituânia são as casas com estrutura em A, como a  DOYO PLACE, que fica a uma hora de carro de Vilnius, a capital lituana. Acomodações e saunas com estrutura em A com design minimalista, cercadas por árvores e cheias de luz, trazem a floresta para o espaço interior. Segundo os proprietários, o objetivo é criar um conceito holístico de paisagem e arquitetura, mantendo a vegetação.

Outra casa em froma de triângulo na floresta é a Miško Namelis , que fica em Druskininkai - a cidade SPA, conhecida pelos banhos de água mineral e lama curativa. Utilizando materiais sustentáveis, a Miško Namelis foi reconstruída mantendo os detalhes originais do projeto da casa anterior. A localização desta casa oferece aos visitantes fácil acesso a todos os SPAs circundantes, piscinas de água mineral, banhos de lama, caminhadas na floresta e muito mais.

A maioria destes alojamentos recebe hóspedes durante todo o ano e enfatiza a segurança como prioridade. Para obter os requisitos mais recentes da COVID-19 e mais informações sobre a Lituânia, visite este site.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.