Cada vez mais procuramos alternativas para conseguirmos aproveitar o nosso tempo livre sem pôr em causa a nossa segurança e a dos outros. Sabemos que não faltam lugares originais no mundo para uma estadia diferente, mas hoje é dia de descobrir alguns dos melhores barcos-hotel em Portugal e em outros países europeus.

Os barcos-hotel podem ser uma boa alternativa ao alojamento convencional ao mesmo tempo que são uma forma diferente de desfrutar o destino — ou mesmo a cidade onde vive caso exista algum alojamento deste tipo.  Veja a nossa seleção.

Mulubinba Sea House, Olhão, Portugal

O Mulibinba Sea House alberga cinco hóspedes de cada vez e fica localizado em Olhão, a 2,9 quilómetros da Praia da Ria da Armona e a 1,9 quilómetros da Ilha da Culatra. O barco tem dois quartos, duas casas de banho, uma televisão de ecrã plano com canais por satélite, uma área de refeições, uma cozinha totalmente equipada e um pátio com vistas para o mar.

The Harbor Houseboat, Ilha de Wight, Reino Unido

O terraço do The Harbor Houseboat oferece vistas incríveis. Há lareira, aquecimento central, enfim, conforto não vai faltar. O facto de não existirem mais casas flutuantes nas redondezas, faz com que este seja um lugar mais privado, bom para relaxar.

Barco Casa Fuzeta, Olhão, Portugal

Mais um refúgio flutuante no sul do país. Situado no meio do Parque Natural da Ria Formosa, o Barco Casa Fuzeta dispõe de barcos auto-suficientes que pretendem proporcionar aos hóspedes a oportunidade de desfrutar de uma sensação única de tranquilidade. Cada barco casa ecológico possui uma cama de casal panorâmica com cortinas opacas e um quarto adicional que permite acomodar crianças. Há área de refeições interior, bem como um deque exterior com terraço.

Boathouse Gold Experience, Aveiro

Barcos ecológicos auto-suficientes com estação própria de tratamento de águas residuais.  Os barcos da Ostraveiro ficam na Marinha Passagem, propriedade de oito hectares —  que em tempos funcionou como marinha de sal —  rodeada pelos canais da Ria de Aveiro e apenas acessível de barco. Cada barco tem capacidade para quatro pessoas e conta com quarto duplo, sala com kitchenette, deck com mesa no exterior e espreguiçadeiras no terraço

OFF Paris Seine, Paris, França

De acordo com o Booking, o OFF Paris Seine é o primeiro hotel e bar flutuante de Paris. Este catamarã convertido apresenta um lounge bar com uma vista panorâmica sobre o Sena, uma piscina de mergulho e uma marina. Localizado entre a margem esquerda e a direita, este hotel flutuante na capital francesa oferece vistas únicas ao longo do dia. No total existem 58 quartos decorados por Maurizio Galante e Tal Lancman.

Marinha Noeirinha, Aveiro, Portugal

A Marinha Noeirinha é outra opção na Ria de Aveiro. Os barcos da Marinha têm capacidade de dormida para cinco adultos ou quatro adultos e duas crianças. Do terraço pode observar a fauna e flora existentes nas marinhas de sal, a cidade de Aveiro e a praia.

Boatel Charlie, Belgrado, Sérvia

É nas águas do rio Danúbio que se encontra o Boatel Charlie. Tem oito quartos com casa de banho privada. Tem acesso Wi-Fi gratuito, pequeno-almoço incluído e dispõe de serviço de aluguer de bicicletas. A cozinha é partilhada.

Yacht Douro, Gondomar, Portugal

Atracado em Gondomar, o Yacht Douro tem vista para o Rio Douro e conta com dois quartos, uma cozinha, uma área de estar que inclui a zona de refeições e três espaços exteriores: terraço, varanda e área de zona externa. O barco providencia um serviço de aluguer de bicicletas. O Porto fica a 20 quilómetros do alojamento e Vila Nova de Gaia a 23 quilómetros.

CPH Living, Copenhaga, Dinamarca

Era um antigo navio alemão e oferece a oportunidade de estarmos próximos do centro cidade e de relaxar sobre a água. O CPH Living tem 12 quartos duplos e um terraço. Uma das suas particularidades são as paredes de vidro com vista para o mar.

Amieira Marina, Amieira, Portugal

Situado na Amieira, o Amieira Marina apresenta barcos à vela e barcos ancorados a 50 minutos de carro de Beja e de Évora. Todos os barcos têm um quarto, casa de banho kitchenette e área de estar. É possível pilotar o barco mesmo sem ter carta de marinheiro.

Salt & Sill, Klädeshoimen, Suécia

O Salt & Sill fica na localidade piscatória de  Klädeshoimen, a 70 quilómetros de Gotemburgo. Tem 23 quartos com vistas espetaculuares.

Narrowboat, Lisboa, Portugal

O Narrowboat fica no Parque das Nações, a um quarto de hora do centro da cidade de Lisboa, ao mesmo tempo que próximo da zona de Reserva Natural do Estuário do Tejo (integrante da Reserva Natura 2000), zona de protecção ambiental extremamente rica em fauna e flora típicas de ambientes banhados por águas salinizadas. Na região podem-se avistar mais de uma centena de espécies de aves e mais de uma vintena de plantas típicas destes ecossistemas.

Pulitzer Amsterdam, Países Baixos

O Pulitzer Amsterdam ocupa 25 casas de canal que nos fazem viajar até ao séculos
XVII e XVIII. O hotel combina o design holandês tradicional com o moderno, e possui 225 quartos exclusivos e suites. O alojamento foi alvo de uma renovação completa, concluída em 2016.

Oporto Douro Floating House, Porto, Portugal

Para descobrir o Porto de uma forma diferente, o Oporto Douro Floating House tem ao dispôr um quarto com cama de casal, um sofá-cama, uma casa de banho e uma cozinha equipada. Há também um terraço. É para duas ou três pessoas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.