As telenovelas e séries são dos conteúdos televisivos mais consumidos pelos portugueses e, cada vez mais, destacam destinos nacionais que assumem, muitas vezes, o papel principal. A momondo apresenta-lhe 5 sugestões de regiões portuguesas de cortar a respiração, cuja visita não desiludirá os fãs das versões do pequeno ecrã.

1. “Coração d’Ouro” (SIC), Douro
O Douro e o Porto fizeram de cenário para esta telenovela e deixaram a curiosidade no ar. O Porto é considerado uma das cidades mais bonitas de Portugal. Pela sua baixa poderá visitar a Avenida dos Aliados e almoçar uma típica Francesinha, ou subir à Torre dos Clérigos para poder ter um panorama de toda a cidade. Já na zona ribeirinha, poderá passear junto ao rio ou passar a Ponte D. Luís a pé, sob o Douro. O Parque do Palácio de Cristal, a Sé, o Mercado do Bolhão e a Casa da Música são também paragens obrigatórias. Aproveite ainda para provar um vinho do Porto enquanto faz um cruzeiro no Douro, desfrutando de uma paisagem que encanta locais e visitantes.

2. “Mar Salgado” (SIC), Setúbal
Mostrando-se como uma cidade simples, Setúbal alberga um dos mais bonitos paraísos de Portugal: a Serra da Arrábida, que conta com várias praias consideradas das mais bonitas do país. Se preferir, pode apanhar o ferry e em quinze minutos estará em Tróia, onde poderá apreciar praias mais privadas ou restaurantes exclusivos. Se, por outro lado, procura algo mais cultural e enriquecedor, tem à sua disposição a Casa da Cultura, a Casa da Baía ou o Fórum Municipal Luísa Todi. Ir ver os golfinhos no Sado é, também, uma ótima maneira de passar a tarde.

3. “Santa Bárbara” (TVI), Grândola
Grândola permite-lhe uma ligação ainda mais direta às praias de Tróia, entre outras igualmente apelativas. Porém este local destina-se a quem procura umas férias mais educativas. Com vários museus, como a Casa Museu Manuel Chainho, em Santa Margarida da Serra, ou o Museu do Arroz, Grândola oferece aos turistas uma grande bagagem cultural e, sobretudo, um ambiente propício ao descanso da agitação citadina. A Serra de Grândola é, ainda, um excelente local a visitar, seja para um passeio ou uma corrida pelos trilhos da serra.

4. “Ilha dos Amores” (TVI), São Miguel, Açores
Nada diz “paixão” como um sítio onde a natureza é de cortar a respiração. A ilha de São Miguel, nos Açores, oferece as melhores memórias para a sua viagem, quer seja pela sua tão aclamada Caldeira Velha ou pela belíssima Lagoa das Sete Cidades, metade verde e metade azul, cuja lenda conta a história de um amor proibido. Desde o cozido das Furnas a uma viagem até ao Ilhéu, não esquecendo o Parque Terra Nostra, são muitas as opções que esta ilha oferece para tornar a sua estadia memorável.

5. “Bem-Vindos a Beirais” (RTP), Bombarral
Sendo um concelho jovem, o Bombarral detém várias igrejas, uma ermita e o Palácio Gorjão, um solar imponente onde atualmente se localiza o Museu Municipal e o Posto de Turismo. O Teatro Eduardo Brazão é um belo exemplar arquitectónico, representativo dos teatros clássicos italianos, e a Estação de Caminhos de Ferro detém painéis de azulejos da década de 1930, que representam cenas de vitivinicultura da região e que servem de cartão de boas vindas a todos os visitantes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.