O concelho de Marvão, situado em plena Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre, conta com uma população de 3.202 habitantes. A agricultura, principalmente a produção de azeite e a exploração de castanheiros, tem um papel importante nesta região.

Situada a poucos quilómetros de Espanha, nomeadamente da província de Cáceres, a vila de Marvão foi fundada pelo rebelde Ibn-Maruam, tendo por isso fortes influências islâmicas que remontam ao século IX.

Próximo da vila de Marvão está um dos mais importantes vestígios da civilização romana existentes no norte alentejano e, embora a área escavada ainda seja diminuta, é possível verificar todo o seu potencial enquanto vestígio de uma cidade romana que não sofreu o contínuo assentamento urbano de diferentes épocas.

A cidade romana de Ammaia terá sido fundada entre o final do século I a.C. e o início do século I d.C. como parecem demonstrar os vestígios até agora encontrados.

As Quinzenas Gastronómicas são um exemplo da promoção dos costumes e tradições desta região, sendo realizadas anualmente e dedicadas a "comidas d’azeite", à castanha, ao bacalhau, à caça, ao cabrito e ao borrego. O Festival Islâmico “Al Mossassa”, que desde 2005 pretende homenagear Ibn-Maruam, é também muito conhecido.

A 08 de setembro celebra-se a Festa de Nossa Senhora da Estrela, sendo este feriado municipal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.