Faça este exercício degustativo mental: imagine-se a bordo de um avião da TAP desfrutando de uma refeição completa orquestrada por um conceituado chef português. Pode começar a sentir-se nas nuvens, literalmente, porque já é possível.

A TAP, em parceria com a The Art of Tasting Portugal, lançou recentemente um projeto gastronómico para que os passageiros de Classe Executiva se deliciem com pratos de autor, todos com Portugal como ingrediente principal, durante os voos de longo curso com partida de Lisboa.

Nascido e criado na ilha de São Miguel, o Chef Cláudio Pontes apresenta um menu inspirado no território dos Açores, onde destaca os produtos da região, nomeadamente o Queijo de São Jorge, trabalhados criativamente com o objetivo de refletir a essência destas ilhas. Através deste menu viaje connosco e prove os sabores de Portugal.

Os passageiros da companhia aérea portuguesa podem agora provar pratos típicos de norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, enquanto fazem as suas viagens. Depois de março e abril ter ficado ao comando do Chef Henrique Sá Pessoa, representando a região de Lisboa, os meses de entrada do verão (maio e junho) têm a batuta do Chef Cláudio Pontes, nascido na Ilha de São Miguel.

Já imaginou sobrevoar as nuvens enquanto degusta um menu com sabores dos Açores, que inclui entrada fria, prato principal e sobremesa? Certamente, depois de provar esta explosão insular de sabores ficará com vontade de visitar um dos locais mais acolhedores do planeta: os Açores.

A gastronomia dos Açores é um catálogo ímpar, desde a cremosidade dos seus queijos, passando pelo sabor fumado do cozido das furnas, até à doçura do seu ananás. As paisagens verdejantes contrastam com a imensidão azul do mar, servindo de inspiração natural para uma cozinha emblematicamente harmoniosa.

Menu

  • Lâminas de Atum, Rúcula e Queijo São Jorge
  • Lombo de Novilho à Micaelense, Molho Queijo São Jorge, Gratinado de Batata e Pak Choi
  • Pudim de Ananás dos Açores
  • Produto Estrela: Queijo São Jorge

Como chef açoriano, Cláudio Pontes só poderia apresentar uma refeição em que os passageiros pudessem apreciar os sabores intensos do arquipélago. É por isso que o famoso Queijo São Jorge é o produto-estrela, servindo de fio condutor para a história que o Chef Cláudio Pontes nos quer contar.

O menu do Chef Cláudio Pontes na TAP
O menu do Chef Cláudio Pontes na TAP créditos: Divulgação TAP

Estou muito feliz e orgulhoso por participar neste projeto, que me permite mostrar o melhor dos produtos açorianos ao mundo, a bordo da nossa companhia nacional. É uma honra fazer parte desta iniciativa estando rodeado de outros chefs nacionais que tanto admiro, e que tanto têm feito pela nossa gastronomia e país. Nasci e cresci nos Açores, onde sempre nos habituámos a subsistir com o que a Natureza nos dava, permitindo-me em primeira mão, reconhecer e valorizar a excelência e a qualidade do que os Açores oferecem, bem como olhar para o produto de uma maneira mais sustentável e mais responsável, conceitos que irei transportar para as minhas criações a bordo da TAP.

Contar Portugal através do paladar

Até fevereiro de 2025, a TAP continuará a convidar chefs conceituados para oferecer aos passageiros o melhor do que se faz na alta gastronomia portuguesa. O menu com produtos-estrela de cada uma das regiões muda a cada dois meses.

O objetivo é simples: promover uma cozinha nacional e diversificada, oferecer experiências com os melhores produtos locais, respeitar a sazonalidade e trabalhar de forma sustentável. Isto porque a melhor memória de Portugal pode ser através do seu património gastronómico.

Depois de Cláudio Pontes, os próximos chefs a embarcar nesta viagem gastronómica são: Noélia Jerónimo | Algarve (julho/agosto), Júlio Pereira | Madeira, Funchal (setembro/outubro), Diogo Rocha | Viseu (novembro/dezembro) e Óscar Geadas | Trás-os-Montes, Bragança (janeiro/fevereiro de 2024). Os seis chefs seguintes serão anunciados nos próximos meses.