É na “vila mais manuelina de Portugal”, onde a tradição se funde por entre artefactos arquitetónicos e relevos da região, que encontramos o Hotel Freixo Douro Superior, um hotel de quatro estrelas, com três pisos, e que se apresenta como um grito de modernidade numa zona de mitos e lendas.
Envolto na beleza do Douro Superior e das suas características amendoeiras em flor, este hotel possui uma oferta diversificada e repleta de momentos especiais. Desde as propostas gastronómicas à seleção detalhada de vinhos que compõem a carta, associados ao conforto proporcionado em quartos espaçosos e com vistas deslumbrantes.
Pode também experimentar para relaxar a corpo e mente no ginásio, na piscina interior, na banheira de hidromassagem e/ou no banho turco.
Para momentos de lazer, pode aproveitar a piscina exterior (uma infinity pool) e a esplanada do restaurante e bar.
Esta nova infraestrutura turística vem colmatar uma enorme falta de unidades hoteleiras com dimensão e qualidade em toda a região de Freixo e até nos concelhos vizinhos.
Pode aproveitar para fazer caminhadas mais curtas, ou aventurar-se num passeio de carro para ir conhecer alguns dos Miradouros, sendo o mais emblemático e espetacular o Miradouro do Penedo do Durão, localizado na margem direita do rio Douro, perto da barragem espanhola de Saucelle, donde pode desfrutar de magníficas vistas sobre as montanhas xistosas. O acesso é feito através de uma escadaria em pedra.
O Hotel dispõe de 64 quartos, em três diferentes tipologias: Junior Suite, Twin Room e Double Room. Pode viver esta experiência a partir de 70€ (quarto duplo com pequeno-almoço).
Um desafio aos sentidos
O Hotel Freixo Douro Superior é um verdadeiro desafio aos sentidos.
Desde as belas paisagens sobre o Douro, passando pelos aromas das vinhas e o paladar do azeite, o Hotel Freixo Douro Superior convida a uma estadia onde pode entrar em contacto com a natureza e com o melhor que a gastronomia e esta bela região têm para oferecer.
A gastronomia é variada e rica com produtos de grande qualidade, tais como, azeitona, azeite, vinho, laranja, amêndoa, mel, queijo e o fumeiro que são utilizados na confeção de saborosos pratos.
Para as entradas ou para o lanche sugere-se a bola de azeite com queijo de cabra fresco, bem como um pedaço de empada de carne, tradicional por altura da Páscoa, ou então a bola de sardinhas.
Freixo, sendo um concelho tradicionalmente agrícola, é conhecido pela riqueza e diversidade das suas sopas. Destacam-se as sopas de alho, as sopas de tomate, as sopas de espargos, as sopas de grão, o caldo de couves, o caldo de cebola, a sopa de abóbora, a sopa de feijão encarnado e a sopa de peixe do rio. Nos meses mais quentes a tónica vai para as saladas: a salada de agriões com laranja, a salada de laranjas, a salada de azedas, a salada de pepino e a salada de pimentos assados, todas bem regadas com vinagre e azeite virgem produzido nesta terra.
Como prato principal destacam-se os pratos associados à caça: o arroz de lebre com couves ou a lebrada com feijão branco, o coelho bravo guisado, a perdiz estufada com presunto, o guisado de javali ou os tordos assados na brasa com uma pitadinha de sal, e também os peixes do rio, o peixe frito e o peixe de escabeche (carpas ou bogas).
Ainda podemos acrescentar a feijoada transmontana feitas com o fumeiro local (chouriça de ossos e bochas), ou então o cabrito assado na brasa com batatinhas novas, e, na altura da matança do porco, a sarrabolhada com batatas cozidas.
Para a sobremesa, nada melhor que os milhos e as bolinhas (tradicionalmente comidos no Natal), os bolos dormidos (doce da Páscoa), os arrepelados, os beijinhos de preta e as cerejinhas, os matrafões, os canelões e uma grande variedade de bolos de amêndoa que quando juntos a um cálice de vinho fino são a mais soberba das guloseimas.
Quer venha conhecer a região sozinho, acompanhado por família e amigos, numa viagem empresarial ou até numa escapadela romântica, o Freixo Douro Superior terá uma oferta que sem dúvida alguma o irá maravilhar e desafiar os seus sentidos.
Tudo isto sempre acompanhado pela excelência dos vinhos do Douro.
Comentários