Esta primavera está a ser marcada por um evento meteorológico que é já frequente na estação, mas tem acontecido num período de tempo mais alargado. Os raios e os trovões não deixam ninguém indiferente e são um espetáculo da natureza que tem tanto de belo como de assustador.

Manuel Ferreira, fotógrafo que capta a alma e coração da Serra da Estrela no seu trabalho, também tem se dedicado a registar a beleza da trovoada no ponto mais alto de Portugal continental. “A Serra da Estrela, por estar ‘mais próxima do céu’, torna-se um miradouro de excelência para a sua observação”, explica ao SAPO Viagens.

“As trovoadas de primavera são eventos comuns durante a estação, resultam das condições atmosféricas instáveis ​​e da presença de calor e humidade, são caracterizadas por tempestades elétricas, trovões, relâmpagos e chuvas intensas”, completa.

Para conseguir estes registos fora de série, Manuel Ferreira “localiza as descargas através de uma app em tempo real”. “Como conheço o território, sei de onde consigo um bom enquadramento que me permita captar”.

Depois, “o processo técnico é o de um time-lapse com intervalo de um segundo entre cada fotografia e durante uma hora faço cerca de 115 fotografias”, se estiver a fotografar durante a noite, descreve.

O resultado desta conjugação de fatores naturais com o trabalho do fotógrafo pode ser visto na galeria de imagens abaixo.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.