O Penedo Furado é do período jurássico, quando o mar banhava esta zona do interior, já próximo de Nadadouro.
Agora é uma rocha enorme, num tom castanho claro e. na face virada para a Lagoa de Óbidos, são visíveis os sinais de erosão.
Linhas arredondadas, cavidades profundas e uma delas acabou por atravessar a rocha, formar uma passagem.
Parte do penedo parece a cabeça de um corpo gigante. Uma forma estranha na base da encosta de jardins e casas retilíneas.
A surpresa no presente era também motivo para ponto de encontro e até de descoberta no passado, como testemunha Josabete Faria. “Sim, as pessoas gostavam de estar muito próximo para tirar fotografias. Eu ainda me lembro de subirem lá acima. Agora não. Tem uma proteção para ninguém ir para junto do penedo. Quando começaram a cair pedras colocou-se aquela proteção”
O Penedo Furado da Foz do Arelho agora está protegido com uma cerca. A erosão e a infiltração de água na superfície porosa colocaram em causa a sua forma atual. Esteve quase a cair. Colocaram um ferro de lado para tentar aguentar a rocha e não cair.”
A requalificação foi 2020 mas é natural que a sua forma inusitada ganhe novas vidas no imaginário de cada um que, por breves momentos, pare ao lado da estrada e se surpreenda com a dimensão, a textura e o brilho de um penedo furado. Está classificado como geomonumento.
Penedo Furado e jurássico faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários