Coincidência ou não, este dia especial tem lugar no outono, uma estação que transforma o mundo que nos rodeia numa paleta de tons quentes e avermelhados, o cenário ideal para um passeio envolvente. A Tiqets sugere três planos concebidos para fugir à rotina e espairecer nos dias de outono.

Um passeio com história 

Para aqueles que apreciam uma combinação única de história e natureza, a Tiqets sugere um passeio revitalizante que, ao mesmo tempo, dá oportunidade de explorar locais históricos de renome.  A mágica Quinta da Regaleira, em Sintra, é um exemplo perfeito dessa combinação, onde a história se entrelaça com um cenário natural deslumbrante.

Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira DR

E por que não uma viagem no tempo? Conhecido como o Versalhes português, o Palácio Nacional de Queluz oferece não só uma visão fascinante da história e do esplendor arquitetónico do passado, como também a oportunidade de desfrutar dos jardins que o rodeiam: uma experiência que coloca os visitantes no coração da realeza do século XVIII.

Ainda em Sintra, há sempre um motivo para visitar ou revisitar o Parque e Palácio Nacional da Pena. A arquitetura única e as vistas panorâmicas fazem deste palácio uma autêntica relíquia. E o frescor do Parque da Pena, com 200 hectares de jardins repletos de plantas exóticas, é garantia de uma caminhada revitalizante.

Um passeio embalado pela ondulação do rio

Os passeios de barco no Tejo e no Douro são uma excelente forma de conhecer Lisboa e o Porto através de uma nova perspetiva. Combinando vistas deslumbrantes e momentos de tranquilidade, estes passeios são experiências revigorantes.

 Cruzeiro pelas Seis Pontes do Rio Douro
 Cruzeiro pelas Seis Pontes do Rio Douro créditos: DR

Partindo da emblemática Ribeira do Porto, o Cruzeiro pelas Seis Pontes do Rio Douro é uma experiência obrigatória para quem está de visita ou vive na Invicta. Este passeio é rico em paisagens encantadoras e permite conhecer melhor a história da cidade, como canta Rui Veloso, “da Ribeira até à Foz”.

Já em Lisboa, um Passeio de Barco ao Pôr do Sol proporciona duas horas de serenidade enquanto se contempla a vista magnífica sobre Lisboa e os seus edifícios e monumentos. O horário permite cenários espetaculares sob a luz dourada do sol, na companhia de uma bebida de cortesia. Há melhor forma de terminar o dia?

Um passeio artístico

Para os apaixonados por arte, a sugestão passa por desfrutar de um passeio artístico envolvente, combinando visitas a museus de referência com a exploração dos seus jardins.

Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, disponibiliza uma das melhores coleções privadas de arte do mundo, com peças que vão da Grécia ao Extremo Oriente, e uma coleção de arte contemporânea portuguesa com mais de 10 mil obras. Depois da visita ao museu, pode aproveitar um tranquilo passeio pelos jardins da fundação – um pequeno oásis de natureza e serenidade no coração da capital.

Museu Calouste Gulbenkian
Museu Calouste Gulbenkian créditos: DR

Mais a norte, no Porto, a Fundação Serralves é uma das principais galerias de arte contemporânea do mundo, acolhendo uma coleção em constante renovação. O próprio edifício é uma obra de arte e não menos se pode dizer do Parque de Serralves. Com 18 hectares, cerca de 230 espécies de plantas diferentes e várias esculturas da coleção da Fundação Serralves, o parque dá continuidade à experiência da galeria de arte ao mesmo tempo que permite descontrair e contactar com a natureza.