Praça do Comércio é um dos locais mais emblemáticos da capital portuguesa. Com a estátua de D. José I ao centro, o rio Tejo de um dos lados, o arco da rua Augusta no lado oposto e rodeada de edifícios históricos é local de visita obrigatória.

Totalmente destruída após o terramoto de 1755, foi Marquês de Pombal que deu a ordem de reconstrução de praticamente toda a Lisboa, tornando a Praça do Comércio num ponto central da cidade, com várias saídas que permitem visitar o resto da cidade, passear à beira Tejo, ou mesmo atravessar a margem do rio.

No conjunto de edifícios da Baixa Pombalina junto ao arco da rua Augusta está o espaço onde, em tempos, funcionava o Ministério da Administração Interna e onde Salazar tinha o seu escritório, além de ter sido também uma esquadra de polícia. Hoje, o mesmo edifício acolhe a Pousada de Lisboa, Pestana Monument Hotel que inclui 90 quartos, divididos por quartos Classic, Superior, Deluxe, Duplex e Suites com vista para o rio.

Assim que passamos pela porta de entrada, em frente ao local onde Carlos I foi assassinado, somos inundados pelo peso da história de Portugal, presente em cada canto do edifício. Além do espaço em si ser parte importante da nossa história, o Museu da Cidade cedeu várias obras que estavam no depósito para decorar o hotel. Assim, ao longo de todo o hotel encontramos maquetes de estátuas e esculturas, incluindo algumas feitas para a exposição do mundo português. O teto do lobby está também decorado com painéis que representam os descobrimentos portugueses.

Salão Nobre
Foto: Susana Sousa Ribeiro

Como forma de juntar o trabalho ao prazer, a Pousada de Lisboa tem à disposição duas salas de reunião, integralmente equipadas, e com disposições variadas, dependendo da necessidade. A Sala Terreiro do Paço, ajusta-se para albergar 143 pessoas nos seus 137m2. O Salão Nobre - com 168m2, com uma disposição adaptável tendo uma capacidade até 154 pessoas - é possivelmente o local mais bonito de todo o edifício, com teto e paredes revestidos a folha de ouro. Era neste espaço que decorriam as reuniões com os ministros. De conferências governamentais até casamentos, o espaço está agora disponível para vários eventos. Com uma escadaria formal e um vitral cénico, o Salão Nobre é o local ideal para planear os momentos mais memoráveis.

o antigo escritório de Salazar é agora a suite presidencial, com vista ampla para a Praça do Comércio Tem 110 m2 e prima pelo bom gosto e elegância. Conta com uma sala de estar e dois varadins, onde é possível apreciar as excelentes vistas panorâmicas do Rio Tejo e da Praça do Comércio. A casa de banho é revestida a mármore Irish Green e encontra-se equipada com duche e banheira.

No piso térreo encontra vários espaços para usufruir, o bar, o restaurante e o Pátio Amália, pátio interior com uma cúpula amovível, onde é servido o pequeno-almoço, repleto de opções para todos os gostos. O espaço tem um tradicional chão em calçada portuguesa e ostenta duas réplicas dos Painéis de São Vicente de Fora. Aquando da nossa visita, apresentava também uma exposição temporária dedicada a Fernando Pessoa.

No piso térreo está também o restaurante RIB - Beef & Wine Lisboa, com capacidade para 80 lugares, onde pode encontrar vários pratos típicos da gastronomia tradicional portuguesa, onde os pratos de carne são a "estrela da companhia". Destaque para os deliciosos croquetes de carne na entrada e o risotto no ponto ideal. Existe também um spa e sala de tratamentos, fitness center, sauna e uma piscina tranquila onde é possível relaxar.

Com um ambiente tranquilo, uma localização inigualável e uma equipa de funcionários jovem e muito simpática, a Pousada de Lisboa destaca-se como um dos melhores pontos de partida para visitar Lisboa.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.