Quando o dia 13 calha a uma sexta-feira, todos os caminhos vão dar a Montalegre. Desde 2002 que nestas datas a vila se veste a preceito e organiza impecavelmente uma enorme festa que se estende pelas ruas em volta do Castelo.

O tema, como não podia deixar de ser, é a bruxaria, aqui tomada no seu sentido mais amplo para incluir desde monstros a figuras mitológicas, passando por esqueletos e personagens do terror cinematográfico. É como um Halloween, mas à boa maneira portuguesa, com muita comida e bebida, animações de rua, lojas e casas decoradas com mais imaginação que meios, e um espectáculo que mistura música, artes circenses e fogo-de-artifício.

A popularidade desta festa é (a condizer com o mote) assombrosa, tanto entre portugueses como espanhóis. De tal modo que as estradas de acesso a Montalegre ficam ao longo de quilómetros com as bermas ocupadas por carros, autocarros e autocaravanas – e perto da meia-noite ainda continua gente a chegar.

Montalegre
Montalegre adotou a sexta-feira 13 como sua e dedica-lhe uma noite com comida e animação. créditos: Ana CB

Durante a tarde de sexta-feira já há comida e animação para entreter os visitantes, mas a festa a sério só começa depois das dez da noite e prolonga-se até de madrugada, com um desfile pelas ruas da vila de gente vestida a rigor, a “queima do enforcado”, o habitual esconjuro pelo Padre Fontes, a preparação da queimada galega (uma bebida centenária tradicional da Galiza e do norte do nosso país) e o espectáculo piromusical.

Em Montalegre, antes de entrarem na folia podem aproveitar para conhecer o castelo e a sua igreja, o tranquilo Parque do Cávado, ou mesmo irem até à Cascata de Donões, que fica a uns meros 3 km da vila.

Para conhecerem programa específico da próxima Sexta 13 espreitem o site e a página no Facebook.

Como nota final, saibam que esta é a única sexta-feira 13 deste ano.

Se estiverem a pensar em visitar Montalegre, aproveitem o roteiro da Ana para um fim-de-semana na região.

A Ana CB é a autora do blogue Viajar porque sim, onde este artigo foi publicado originalmente.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.