“É tudo em um. É maravilhoso porque apela a uma grande generalidade de pessoas e a um vasto leque de opções e interesses”, salienta João Campos que vive na Lousã.
Só lamenta a temperatura da água da ribeira de S. João: “a água é muito fria. É água de corrente, calma, vem de uma nascente e segue o seu curso. É bastante limpa.”
A praia fluvial é muito procurada no verão, tem sido distinguida com Bandeira Azul e mesmo nos mais pequenos recantos de xisto há sempre uma toalha estendida. “A parte mais funda atinge os 3 metros. Vai desde os 20 centímetros aos 3 metros de profundidade.”
O espelho de água com menor altura fica próximo de uma ponte e um pouco antes uma cascata serve de cenário para um baloiço sobre a água e contribuiu significativamente para o aumento de visitantes.
“Ao longo dos últimos três a cinco anos tem evoluído cada vez mais. Devido aos passadiços, a acessibilidade e tudo mais. E aqui temos muita coisa. Temos passeios turísticos sinalizados pelo meio da serra.”
Os passadiços foram inaugurados no final de 2020. Incentivam e ajudam a caminhar entre a vila de Lousã e o santuário, uma distância de cerca dois quilómetros. Terminam junto do castelo de Arouce que chama a atenção com o seu alambor. Foi um dos pioneiros na arte da guerra em Portugal.
O castelo envolve a triste lenda da princesa Peralta e é o ponto de partida para uma rampa de surpresas. “Muitas pessoas vêm para aqui sem saber o que vão encontrar.
Depois, quando deixam o carro ao pé do castelo e descem até ao santuário, encontram um vale com uma piscina fluvial rodeada por uma paisagem belíssima e cheia de cultura.”
Ao lado da praia, numa encosta, cometemos o pecado da gula num restaurante com comida típica e muito afamado na Lousã, e logo a seguir, redimimo-nos dos nossos pecados no santuário da Senhora da Piedade.
“Lá em cima está a Nossa Senhora da Piedade que fica lá todo o ano, menos na Páscoa.”
A Senhora da Piedade está na ermida mais alta, no topo do morro que é também um excelente miradouro. Vemos as duas outras ermidas, parte da ribeira e da praia fluvial e os caminhos pedestres que percorrem a serra.
Lousã- o “santuário” da praia fluvial com cultura e religião faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho , tem o apoio do Turismo Centro de Portugal e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários