O concelho de Lagos, situado no distrito de Faro e onde residem 30.746 habitantes, devido à sua localização e importância económica, foi a partir do século XV um ponto central dos descobrimentos portugueses. Sendo a pesca uma das suas atividades económicas, manteve-se até à década de 1960 como importante centro da indústria conserveira.

À semelhança da maioria dos concelhos do Algarve, o município tem no turismo a sua principal atividade económica, concentrando um elevado número de unidades hoteleiras e de restauração na faixa litoral, denominada “Costa Doiro”, devido à cor dourada das rochas.

Percorra a galeria de fotos e conheça paisagens de Lagos.

A marina, construída em 1994, foi uma das estruturas impulsionadoras do turismo e do comércio, contribuindo para que Lagos seja hoje um importante centro para viajantes de longa distância.

Da sua longa história, Lagos mantém vestígios culturais que retratam épocas marcantes, entre os quais as igrejas de Santa Maria, Santo António (com a sua talha dourada), o Castelo dos Governadores, o Forte de Nossa Senhora da Penha de França ou da Ponta da Bandeira e as ruínas da antiga cidade de Laccobriga.

A 27 de outubro celebra-se a Festa de São Gonçalo de Lagos, sendo este dia feriado municipal.

A este concelho pertencem quatro freguesias: São Gonçalo de Lagos, Luz, Odiáxere Bensafrim e Barão de São João.

Tem sugestões para quem visita Lagos? Partilhe connosco no espaço de comentários.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.