Portimão é um concelho no distrito de Faro com 55.446 habitantes em que o setor terciário é o motor da economia do concelho, estando relacionado com o turismo, nomeadamente balnear. Como principais atividades destacam-se o comércio e o turismo, embora as ligações à pesca e ao porto comercial se mantenham fortes. A área agrícola ocupa mais de 50 por cento do seu território, com os cultivos de frutos secos, citrinos, culturas forrageiras, prados e pastagens permanentes.

Berço do escritor e estadista Manuel Teixeira Gomes, esta cidade mantém um vasto património histórico e arquitetónico, com destaque para a Necrópole Neolítica de Alcalar, a Igreja Matriz (século XV), o Colégio dos Jesuítas (século XVII) e o Palácio Sárrea Garfias (século XVIII).

Ao seu passado histórico juntaram-se, nos últimos anos, estruturas que reforçaram o desenvolvimento económico, nomeadamente o Autódromo Internacional do Algarve, o museu municipal e um pavilhão multiusos. O município conta também com o Aeródromo Municipal de Portimão, que tem capacidade para servir o tráfego de aviões ligeiros e de helicópteros.

O Portimonense Sporting Clube é um dos clubes desportivos do concelho que joga para a primeira liga nacional. O Estádio Municipal de Portimão é a casa deste clube de futebol.

A 11 de dezembro é feriado municipal.

A este concelho pertencem três freguesias: Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão.

Tem sugestões para quem visita Portimão? Partilhe connosco no espaço de comentários.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.