A Bela Sombra já teve uma irmã gémea. Agora está só, num largo do bairro operário da Vista Alegre em Ílhavo. Ela não se ressente do isolamento e nos seus quase 200 anos de idade revela uma enorme robustez.

Bela Sombra
créditos: andarilho.pt

O porte é muito grande e capta de imediato a atenção a largura do tronco e os mais de 25 metros de perímetro na base que se expande através de vários rebentos. Tem cerca de 18 metros de altura e a copa também é larga, com quase 19 metros.

Bela Sombra
créditos: andarilho.pt

No passado, irmanada com a outra árvore também de grande porte, davam muita sombra e era onde os miúdos jogavam à bola. Um deles, Mário Oliveira, que nasceu no bairro em 1941, confirma que era o lugar onde “jogávamos à bola naquele largo e na sombra das árvores. Tinha duas belas sombras que se chamavam Phytolacca dioica.”

Bela Sombra
créditos: andarilho.pt

A Bela Sombra tem praticamente a idade da fábrica Vista Alegre e do Bairro. É um dos legados que, segundo Machado Matos, diretor do hotel que faz parte do complexo, revela o cuidado quando da edificação do bairro e da procura de “uma construção muito harmoniosa. A Bela Sombra faz a magia de qualquer criança porque tem aquelas raízes notáveis”

Pequenas casas de dois pisos, que eram ocupadas pelos engenheiros, rodeiam a Bela Sombra e todo o ambiente é sereno, com jardins e outras árvores que acompanham os passeios das ruas.

Bela Sombra
créditos: andarilho.pt

Mário Oliveira também tem nas suas memórias o cuidado com as plantas no bairro. “Tínhamos jardineiros para arranjar isto tudo. Caía uma árvore era plantada outra. Algumas até tinham roseiras que passavam de umas árvores para outras. As árvores eram muito protegidas.”

Bela Sombra
créditos: andarilho.pt

Em termos de memória temos agora um problema. A Bela Sombra está referenciada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas como tendo mais de 190 anos, mas Mário Oliveira diz que se lembra de a ver a ser plantada. “Eu vi plantar, era eu garoto. Talvez por volta de 1946 ou 47. Não sei bem. Sei que vi espetar um pau de pinheiro, via-a plantar.”

Bela Sombra
créditos: andarilho.pt

No largo da fábrica há mais dois exemplares da mesma espécie.

A Bela Sombra está classificada desde 1994 como Árvore de Interesse Público.

A Bela Sombra no bairro da Vista Alegre onde os miúdos jogavam à bola faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.