Como chegar à Ilha Deserta?

A Animaris opera uma linha comercial a partir de Faro que funciona durante todo o ano, podemos optar pelo ferry ou pela lancha rápida.

A única construção na Ilha Deserta é a “casa” do Restaurante Estaminé, considerado por algumas publicações de referência como um dos melhores do mundo e do qual vos falaremos noutro artigo.

A nossa caminhada

A partir do pontão de embarque podemos começar uma interessante caminhada pela ilha que nos levará até à praia, o percurso é circular, inicia-se num passadiço de madeira (no lado da Ria) e termina no areal da praia (do lado da Costa).

O passadiço de madeira é sobrelevado, de modo a não danificar os frágeis ecossistemas dunares, acompanhando a zona ribeirinha junto à ria.

Além da paisagem, que é simplesmente deslumbrante, pelo caminho podemos observar algumas das espécies que fazem do Parque Natural da Ria Formosa um verdadeiro santuário para aves aquáticas.

O cordão dunar mantém preservada a sua vegetação original bem como a capacidade de abrigar fauna, sobretudo aves: borrelhos, garajaus, andorinhas do mar, gaivinas ou chilretas podem aqui nidificar tranquilamente, longe dos predadores naturais.

Na sua parte final o percurso atravessa a ilha, terminando mesmo em frente ao Cabo de Santa Maria, o ponto mais a sul, assinalado com uma instalação artística, no mínimo, original.

A ilha estende-se por sensivelmente 10km, a caminhada via passadiços tem cerca de 5km e é ótima.

Ao chegar à praia não vão conseguir resistir ao apelo de um mergulho, se estiver bom tempo, seguido de um merecido descanso neste local único.

Raro santuário, a Ilha Deserta convida à tranquilidade, ao descanso e às caminhadas.

Sigam as nossas aventuras no Instagram Viagensa4 e em Viagensa4.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.