Babylon 360º é o nome atribuído a este novo ponto de observação da cidade de Lisboa, que oferece uma experiência panorâmica única, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade ambiental. Tal como nos explicou o arquiteto Nuno Rodrigues, desde o início do projeto, foi dada especial atenção à preservação do meio ambiente. O conceito foi desenvolvido a partir de uma ideia de colmeia, daí os hexágonos e foram utilizadas técnicas de construção ecológicas e materiais sustentáveis. Procurou-se que o Babylon 360º fosse um exemplo inspirador de harmonia entre arquitetura e natureza. Cada elemento foi cuidadosamente planeado para minimizar o impacto ambiental, ao mesmo tempo que proporciona uma vista deslumbrante da cidade.
A energia utilizada é proveniente de fontes renováveis, tornando o miradouro praticamente neutro em termos de emissões de carbono. A iluminação eficiente (com recurso a leds) combinada com a utilização de materiais reciclados e a redução do consumo de água, fazem deste espaço um exemplo a seguir no que diz respeito à conservação dos recursos naturais. Conta com um jardim vertical no centro do espaço, e dispõe de áreas de descanso confortáveis, onde os visitantes podem relaxar e desfrutar do ambiente sereno.
O miradouro fica a 145 metros do chão e proporciona uma vista panorâmica de 360º sobre a cidade. Os visitantes podem contemplar os edifícios, jardins e parques, assim como a extensão a ponte Vasco da Gama sobre o rio Tejo. Todas as janelas têm um QR Code de onde podem extrair mais informações sobre o que estamos a ver, recomendações turísticas e apontamentos históricos.
Neste ângulo privilegiado da cidade vai também poder usufruir de um bar, com uma carta diversificada de cocktails, inspirados nas especiarias vindas do Oriente.
Tal como a maioria das grandes cidades do mundo, Lisboa ganhou uma nova atração que irá seduzir todos os visitantes. A subida faz-se através de elevadores panorâmicos e dura 55 segundos.
Os visitantes podem aceder diariamente ao miradouro da Torre Vasco da Gama, de domingo a quarta-feira, entre as 10h00 e as 24h00 e de quinta a sábado, assim como vésperas de feriado, até às 2h00. Os bilhetes podem ser adquiridos online e custam 10 euros (das 10h00 às 18h00) ou 15 euros depois dessa hora (mas depois das 18h00 o valor pode ser deduzível no que for consumido bar do Babylon 360º).
Comentários