No verão é bom para refrescar na praia fluvial, na primavera para ver as giestas e outra vegetação em flor pela encosta acima, até a um altar de xisto. Em qualquer época do ano, para encantar os nossos sentidos através de uma caminhada ou ficar alguns dias alojado em Chãs de Égua, que fica na outra encosta, mesmo ao lado da praia fluvial.

Foz d'Égua
Foz d'Égua vista da estrada créditos: Who Trips

É desta encosta que quem vem pela estrada do Piódão depara com uma vista fantástica. O fluxo de água, as pontes, algumas casas e depois o carrossel de caminhos e escadas até um lugar onde está um espelho de água, uma figura religiosa a observar a serra do Açor, protegida por um altar de pedra.

Com esta vista ficamos logo com a primeira impressão. Um presente da natureza conjugado com o engenho humano.

Foz d'Égua
Praia fluvial créditos: Who Trips

Quando nos aproximamos, o encanto ganha novos pormenores. A junção das duas ribeiras, a das Chãs e a do Piódão, cada uma passar por debaixo da sua ponte, juntam-se depois num único curso que se alarga e ganha alguma profundidade porque se confronta com uma pequena represa. É aqui a praia fluvial.

Pode-se passear pelas pontes e, quem quiser, fazer uma caminhada. No início da subida há uma ponte suspensa mas, quando da minha visita, a passagem estava interdita.

Foz d'Égua
O "santuário" créditos: Who Trips

Seguem-se mais escadas, de pedra ou de madeira, e o caminho leva-nos para o que poderíamos denominar o santuário, com a santa no espelho de água.

Daqui temos uma vista excelente para a serra, para a encosta onde está a aldeia de Chãs. Casas de xisto e lousa, escuras, inseridas num meio verde, de vegetação densa. Em baixo, as duas ribeiras irmanadas seguem em direção ao rio Alvoco.

Foz d'Égua
Vista para a encosta de Chãs e a praia créditos: Who Trips

Também se veem as pessoas que estão junto à represa, são miniaturas e, deste modo, temos uma noção mais precisa da altura e da distância que percorremos.

Sensivelmente a meio da subida está uma réplica de um açor. Também há sinalética sobre os percursos pedestres até ao Piódão. Variam entre 3 a 4km.

Foz d'Égua
Casas abandonadas créditos: Who Trips

Próximo da praia fluvial há poucas casas e, um pouco mais longe, há casas abandonadas e moinhos. Foz d'Égua pertence ao concelho de Arganil.

Foz d'Égua é um presente da natureza faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.

Artigo originalmente publicado em maio de 2021