No âmbito das comemorações dos 480 anos de amizade entre Japão e Portugal, os grupos Senju e Tomorô apresentam, a 7 de Julho, um espectáculo de música e dança tradicionais japonesas. Esta atuação realiza-se no dia de uma importante festividade no Japão, o Tanabata, também designado como Festa das Estrelas, celebrada, segundo o calendário tradicional, no sétimo dia do sétimo mês lunar, sendo actualmente assinalado em várias datas, dependendo das regiões, destacando-se as de 7 de Julho e 7 de Agosto.

A atuação de Senju contempla a interpretação da música “Oozatsuma”, e uma compilação de danças e folclóricas como Gionkouta”, “Kiyarikuzuishi”, “Tsurukame”, “Umewasaitaka”, “Kyoningyo” e “Nagauta Kagamijishi”, que, por norma, são realizadas em salas de tatami e pequenos teatros. O concerto de Tomorô apresenta música festiva, como “Edo Bayashi”, “Akita Minyo”, “Sadookesa”, “Hachijo, Taiko”, “Kane&Chappa”, e outras melodias originais, tocadas com instrumentos tradicionais.

As oficinas dedicadas aos ritmos musicais têm lugar no dia 8 de julho e propõem aprender a manusear e a tocar Shinobue, uma flauta de bambu e Taiko, um tambor tradicional japonês.

A manhã é dedicada ao instrumento de precursão que pode ser tocado de muitas formas diferentes. Nesta sessão, os participantes ficarão a conhecer diferentes estilos de tocar tambor Taiko nas diferentes regiões do Japão, através de performances ao vivo e de imagens. Há ainda um momento práctico, em que é possível experimentar o Taiko e aprender ritmos simples, através de canções.

A sessão da tarde tem como protagonista a flauta Shinobue, um instrumento frequentemente tocado nos festivais tradicionais no Japão. Mais do que conhecer a sua história e origem, os participantes aprendem o ritmo de Edo Bayashi e como utilizar os dedos para tocar a flauta japonesa.  

Mais informações na página oficial da Fundação Oriente.