A paisagem natural da aldeia de Soito da Ruiva convida a parar e ouvir apenas o som da natureza. O vento a passar entre as folhas da imensidão de árvores que compõe a floresta, o latir dos cães, o chilrar dos pássaros transporta-nos para um local onde o relógio parece parar.
A origem do nome da aldeia, localizada no conselho de Arganil, envolve uma família e os seus castanheiros. Reza a história que a família tinha uma ilha de cabelo ruivo e quando as gentes da aldeia iam apanhar castanhas diziam fazê-lo no soito (ou souto, que é o conjunto de castanheiros) da ruiva. E assim terá nascido o nome para esta localidade cuja arquitetura original é marcada pela construção em xisto, lousa e madeira.
Localizada a uma altitude de 700 metros, as ruas estreitas convidam a um passeio que vai sendo pontuado pelos “bons dias, boas tardes” dos habitantes da aldeia que de sorriso estampado no rosto gostam de receber os forasteiros.
Um passeio por Soito da Ruiva completa-se com uma visita ao Museu da Aldeia: uma casa típica que guarda os costumes de viver destas gentes da serra. No tempo quente, aproveite ainda para mergulhar na paisagística praia fluvial e desfrute da gastronomia local.
Percorra a galeria para conhecer um pouco da aldeia de Soito da Ruiva.
Comentários