O Baloiço da Serradela está inserido em plena Serra da Cabreira, a 815 metros de altitude, junto ao miradouro com o mesmo nome. O som dos chocalhos, o mugido do gado barrosão e o relinchar dos Garranos, uma espécie equídea portuguesa de pequeno porte, poderão surpreender quem por aqui se aventurar. A vista arrebatadora sobre aquele que é apelidado como o pulmão da Serra da Cabreira, o vale do Turio, convida os amantes da natureza a calçar as botas e a percorrer este vale cheio de magia. Para tal, o percurso sugerido é o PR4 VRM – Turio, um trilho circular que inicia e termina na Casa de Guarda do Turio. Com uma extensão aproximada de 10,5 km, é facilmente realizável pelo visitante. Aqui, há muita área verde para explorar.

Baloiço da Serradela
Baloiço da Serradela créditos: DR

O Baloiço do Castro de Anissó situa-se no povoado fortificado que coroa o relevo denominado Castro a 732 metros de altitude. Os populares atrevem-se a dizer que este é o local com a mais bela vista sobre as povoações adjacentes, as serras que dominam o horizonte e, em especial, sobre a Albufeira do Ermal. O Castro de Anissó ocupa uma área aproximada de 4 hectares circunscrita por três poderosas linhas de muralhas construídas em alvenaria granítica de aparelho regular. Este povoado terá sido ocupado entre os primeiros séculos a.C. e a Alta Idade Média.

Baloiço do Castro de Anissó
Baloiço do Castro de Anissó créditos: DR

O Baloiço panorâmico de Cantelães está instalado em Pioneiros, a uma altitude de 875 metros. A imponente Serra da Cabreira, o Talefe e a vila de Vieira do Minho são alguns dos cenários possíveis de serem vislumbrados a partir deste local. Para além das vistas deslumbrantes, é possível observar e registar alguma da fauna que habitualmente povoa esta zona. A 1 km do baloiço, foi criado um novo espaço de lazer que conta com 38 carvalhos (em crescimento), uma churrasqueira, três mesas com capacidade para 8 pessoas cada e ainda um fontanário. Perto deste local, o Santuário de N. Sra. da Fé e o seu Cruzeiro, com  20 metros de altura e 6 metros de base, aguardam também pela sua visita.

Baloiço panorâmico de Cantelães
Baloiço panorâmico de Cantelães créditos: DR

O Baloiço Panorâmico das Antenas, em Eira Vedra, está implantado no monte de Santa Cecília, mais conhecido como alto das Antenas, a 840 metros de altitude e muito perto do Santuário de N. Sra. da Fé e do seu Cruzeiro. A vista panorâmica sobre a vila de Vieira do Minho, as freguesias limítrofes, a Albufeira do Ermal e a serras da Cabreira e do Merouço é irresistível.

Baloiço Panorâmico das Antenas
Baloiço Panorâmico das Antenas créditos: DR

O Baloiço de Pinheiro está situado no monte dos Cabeços, a uma altitude de 679 metros, em pleno coração da Serra da Cabreira e perto do pinhal de Pinheiro. Este espaço possui dezenas de pequenos pinheiros e carvalhos, e oferece uma vista soberba sobre a povoação de Pinheiro, a vila de Vieira do Minho e a Serra da Cabreira (Turio, Serradela e Cabeço da Vaca).

Baloiço de Pinheiro
Baloiço de Pinheiro créditos: DR

O Baloiço da Sra. da Lapa situa-se a 600 metros de altitude, junto ao famoso Santuário com o mesmo nome, num ambiente bucólico, verdejante e sedutor. Sobrevoar a água da lagoa que rodeia este magnífico baloiço e desfrutar do parque de merendas, para retemperar energias sob árvores frondosas, será uma autêntica experiência em comunhão com a natureza. Não perca também a oportunidade de visitar o templo mariano dedicado à Senhora da Lapa, que se destaca pela sua originalidade, uma vez que foi edificado no interior de um penedo, em 1964.

Baloiço da Sra. da Lapa
Baloiço da Sra. da Lapa créditos: DR

A partir da Capela de N. Sra. da Lapa, poderá ainda aventurar-se pelos trilhos do percurso PR7 VRM – Da Sra. da Lapa ao Castro de Anissó. É um percurso circular, que inicia e termina junto à ermida, com uma extensão aproximada de 10 km. Apresenta ao longo do seu traçado um castro, miradouros, vários aglomerados rochosos e fontanários.

Fonte: Turismo de Vieira do Minho

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.