Imagem: Mergulho nos Açores - créditos: Visit Azores

O Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de novembro com o objetivo de mostrar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional.

Com uma das maiores zonas económicas exclusivas da Europa, Portugal é um dos países que mais ligação tem ao mar e isso está presente na história do país. Hoje em dia, muitos dos turistas que visitam Portugal vêm em busca de atividades ligadas ao mar, uma fonte inesgotável de beleza, inspiração e diversão.

Neste Dia Nacional do Mar, deixamos cinco sugestões de atividades que deve experimentar, pelo menos, uma vez na vida no mar português.

Mergulho

Por todo o país há programas e expedições que organizam a prática do mergulho. Os Açores destacam-se como destino de mergulho pela visibilidade nas águas profundas. Tal como o arquipélago da Madeira, onde as águas também mantêm uma temperatura agradável ao longo de todo o ano, e há uma vida submarina com grande riqueza. Já no continente, destacam-se as zonas de Peniche, Berlengas, Sesimbra e as costas alentejanas e algarvias.

Mergulho nos Açores
Ilhéus das Formigas entre Santa Maria e São Miguel créditos: Visit Azores

Surf

De norte a sul e ilhas é possível encontrar inúmeros lugares para praticar surf e/ou bodyboard em Portugal. A modalidade está cada vez mais popular e a ganhar novos praticantes. Recomenda-se a quem quiser experimentar procurar uma escola e frequentar aulas. A sensação de deslizar nas ondas é única.

Surf em Portugal
Ribeira d'Ilhas, Ericeira créditos: Unsplash

Observação de cetáceos

Os Açores são um dos maiores santuários de baleias do mundo, portanto, um dos lugares “obrigatórios” para os amantes destes gigantes dos mares. No entanto, também é possível observar baleias e golfinhos em vários outros lugares, destacando-se Madeira, Sagres, Albufeira ou Rio Sado.

Cachalote nos Açores
Observação de cetáceos entre Faial e Pico, Açores créditos: Alice Barcellos

Passeio de barco

Para os que não enjoam, não há nada mais relaxante do que um passeio de barco, sentir o vento fresco contra a face, observar a imensidão azul ao sabor da ondulação. Mais uma vez, opções não faltam para fazer-se ao mar e conhecer a costa portuguesa de uma outra perspetiva. Os mais populares encontram-se em Lisboa, nas excursões para ver o pôr do sol, no Algarve, na observação das grutas de Lagoa, e nos Açores e Madeira, nas muitas opções de passeios de barco para observar cetáceos.

Passeio de barco no Algarve
Passeio de barco pelas grutas de Lagoa, onde se encontra o famoso Algar de Benagil créditos: Unsplash

Visitar um farol

O farol é um ícone marítimo, que ajuda os navegadores a localizarem-se. Portugal conta com 50 faróis e muitos deles podem ser visitados. Regra geral, encontram-se abertos a visitas, sem necessidade de marcação e de forma gratuita, às quartas-feiras à tarde. Percorra a galeria de fotos e descubra 30 faróis portugueses.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.