São muitos os visitantes. Portugueses e estrangeiros. “A vista é espetacular. E saber da imensidão de água para além daquilo que a gente vê!”
A admiração é de Manuel Pires que partiu de Setúbal com o propósito de descobrir a região do Alqueva.
O maior lago artificial da Europa levou oito anos a formar-se. As comportas da barragem fecharam em 2002 e em 2010 a albufeira atingiu a capacidade máxima.
Era para onde Manuel Pires estava a olhar, para um horizonte que nos envolvia com uma enorme mancha de água, travada pelo betão da barragem.
“É uma impressão muito boa. Saber que toda esta água dá um grande desenvolvimento à região. É uma grande obra.”
Uma frase em inglês, com letras garrafais, acompanha a coroa da barragem e indica que “on a clear day you can see forever”.
São muitos os estrangeiros que passam, em particular em roulottes.
Encontrei um casal canadiano no Centro de Interpretação de Alqueva que fica próximo da estrada e tem vista para os 96 metros de altura da estrutura em betão.
O casal de canadianos, depois de ter visto um vídeo sobre a construção da barragem, comentava o impacto na paisagem de projetos de grande dimensão como o do Alqueva.
A dimensão da barragem, e em particular da albufeira, surpreendem os visitantes e habitualmente relatam a surpresa a Nádia Brizida que os recebe no Centro de Interpretação.
“Ficam surpreendidos. Uma das situações é quando tentam tirar uma fotografia a todo o lago e não conseguem. Nessa altura apercebem-se da dimensão do Alqueva. Por outro lado, há também quem pergunte, por exemplo, pelo parque de campismo, porque lhes disseram que era no Alqueva. No entanto, o Alqueva tem uma grande extensão. Tem 1.160kms de margens.”
A própria vista para a curvatura da barragem, a profundidade e as estruturas de aproveitamento elétrico, também impressionam. “A vista para a barragem de Alqueva e também para a albufeira da barragem de Pedrógão. O Alqueva não é só esta barragem. Há muitas mais espalhadas nos 120 mil hectares do regadio”.
Muita da informação sobre a longa história da construção da barragem, os cuidados ambientais, o deslocamento de uma povoação e a concretização do projeto, podemos descobrir em pormenor no Centro.
Um dos projetos mais aliciantes foi a forma encontrada para dar continuidade à desova de algumas espécies que seguem contra corrente. Um movimento intenso de água atrai os peixes para dentro de um elevador que depois os transporta a montante do paredão da barragem.
No próximo ano assinalam-se os 20 anos da inauguração da barragem do Alqueva.
Descobrir a barragem do Alqueva, "uma grande obra" faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários