O Miradouro da Pedra da Sé tem a vista para o leito cheio do Mondego devido à barragem da Aguieira.
Marca o horizonte com um azul intenso e profundo, quebrado apenas pela ponte rodoviária que faz a ligação do concelho de Tábua a Santa Comba Dão.
É um pouco antes da travessia que temos uma vista de conjunto do miradouro e nos apercebemos da sua imponência.
É um vasto aglomerado granítico. Uma rocha gigante, muito alta, arredondada e crua. Tem no topo um patamar onde um baloiço está em posição avançada. Alguns metros atrás vemos blocos enormes de pedra, alguns sobrepostos e aqui as árvores conseguem elevar-se nos intervalos dos penedos.
O nome "Pedra da Sé" tem origem desconhecida. Há quem diga que pode ter a ver com a extração de pedra para a construção da Sé de Coimbra ou de Viseu. Outra possibilidade que é apontada alude ao tamanho da pedra que sustenta o miradouro, um volume equivalente ao de uma sé.
Seja qual for o motivo, o aglomerado granítico na margem esquerda do Mondego oferece uma magnífica paisagem.
O acesso é feito por um trilho inferior a um quilómetro e vale a pena andar mais uma centena de metros, até ao caminho que dá acesso ao topo do morro. No alto dos penedos temos uma vista ampla, de quase 360 graus.
Nos trilhos, outro ponto de acesso interessante é a via romana que tinha ligação a uma ponte sobre o Mondego, próximo da zona do Miradouro.
Foi substituída pela que domina agora a paisagem após a construção da barragem da Aguieira e consequente a subida das águas.
Baloiço nas alturas da Pedra da Sé com vista para o rio Mondego faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários