A Ambifalco é  uma organização de educação ambiental que acolhe aves e promove acções de sensibilização sobre a conservação e preservação e em especial deste tipo de aves.

Algumas das espécies de aves de rapina estão em risco de extinção e há muitos casos de maus tratos e até envenenamentos.

Ambifalco
Bufo-real créditos: Who Trips

Muito por culpa de crenças, superstições, ideias absurdas que foram transmitidas de geração em geração. Esses mitos estão a desaparecer junto dos mais jovens mas são ainda frequentes os maus-tratos a algumas destas aves, como por exemplo as corujas-das-torres.
As alterações ao meio ambiente, incêndios, cabos de alta tensão, redes, atropelamentos e negócio ilegal com muitas aves em cativeiro são outras razões que provocam a morte ou danos graves.

Nem todos os exemplares conseguem ser recuperados e devolvidos ao seu ambiente natural. Algumas são acolhidas pela pela Ambifalco e acabam por funcionar como embaixadoras da PENAS, uma associação para a protecção e conservação das aves de rapina, outra entidade envolvida nesta actividade de educação ambiental.

Ambifalco
Aves de rapina no Palácio Nacional de Mafra créditos: Who Trips

Estão em permanência no Palácio de Mafra. Um grupo de cinco aves que, no testemunho de José Vidal, da Ambifalco, provocam de imediato um magnetismo nos visitantes, jovens e adultos, que se interessam em ver de perto as aves de rapina.

Ambifalco
José Vidal com uma das aves créditos: Who Trips

Uma outra possibilidade de as ver é na deslocação às escolas.
Algumas crianças têm uma primeira reacção de medo, em virtude dos mitos que lhes foram transmitidos mas com o voo das aves, rapidamente ficam fascinadas. Todos, crianças e professores.

Ambifalco
Sempre atentos créditos: Who Trips

É nesta altura que procuram sensibilizar as crianças para a conservação das aves, chamar a atenção para os riscos que correm e desmistificar alguns comportamentos. Uma mensagem que também é dirigida aos professores.

O fascínio do voo de uma ave de rapina faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, O fascínio do voo de uma ave de rapina, pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.