Hamburgo é uma metrópole moderna, mas que preserva as lições e memórias do passado. Conquista facilmente o visitante com a sua vida noturna agitada, monumentos históricos e arquitetura cativante. Eventos culturais como o Festival do Documentário ou comemorações de rua como o Festival da Primavera atraem ainda mais pessoas a esta cidade alemã.

Embarque num voo da TAP e vá visitar Hamburgo, descubra por si próprio porque é esta cidade uma das maiores da Europa.

Veja aqui porque precisa de viajar até lá.

FESTIVAL DA PRIMAVERA

Durante o Festival da Primavera, que tem lugar em março, o Heiligengeistfeld é transformado no Dom — um movimentado parque de diversões, com uma roda-gigante, montanhas-russas, carroceis e barraquinhas que vendem milho; amêndoas torradas; algodão-doce, frutas cristalizadas, salsichas, panquecas e waffles;

Quando os primeiros raios de sol atingem a cidade, os residentes de Hamburgo reúnem-se para desfrutar dos parques, do Alster, dos rooftops e esplanadas. Entre as árvores floridas e as flores da primavera, há muito para comemorar. Principalmente durante o fim de semana prolongado de Páscoa, Hamburgo ganha vida com mercados e festivais de rua. Acendem-se fogueiras tradicionais — um ritual antigo praticado há séculos no norte da Alemanha — e as pessoas reúnem-se nos parques e nas praias ao longo do rio Elba, para “expulsar os maus espíritos do inverno”. Outro passatempo favorito dos residentes de Hamburgo durante o fim de semana da Páscoa é desfrutar de pelo menos um brunch opulento com a família ou os amigos. Muitos cafés da cidade oferecem um brunch especial de Páscoa que deve ser reservado com antecedência. Experimente o do Hotel Hafen Hamburg, ou o do Hotel Böttcherhof.

FESTIVAL DO DOCUMENTÁRIO

O Festival do Documentário — Dokumentarfilmwoche decorre em Hamburgo de 3 a 7 de abril e é o único festival da cidade e arredores dedicado exclusivamente a documentários.

O festival é único na forma como oferece uma plataforma para a cultura cinematográfica local e proporciona um ponto de encontro para todas as pessoas interessadas em documentários.

O Dokumentarfilmwoche exibe pequenos documentários experimentais, de baixo orçamento, feitos sem financiamento ou suporte de uma produtora e dá destaque tanto à produção alemã como à produção internacional.

MUSEUS

Hamburgo tem museus extraordinários, como o venerável Kunsthalle, que abriga uma das maiores coleções de arte da Europa e o Deichtorhallen, que tem em exposição arte contemporânea e fotografia.

Um dos eventos mais bem-sucedidos e bem-amados da cidade de Hamburgo é a Noite Longa dos Museus, que este ano acontece a 18 de maio.

Durante este evento mais de 50 instituições culturais de Hamburgo permanecem abertas, entre as 18h e as 2h da manhã, para proporcionar uma experiência diferente ao visitante. Junte-se a outros amantes de arte e desfrute de um programa especial que vai desde visitas guiadas a apresentações de música e dança. Há também eventos pensados para crianças e ofertas em vários idiomas que prometem transformar esta noite em algo muito especial para todos.

Hamburgo
créditos: The Travellight World

BAIRROS VIBRANTES

São os bairros vibrantes e a sua atmosfera que dão a Hamburgo o seu caráter rico e cativante.
Kontorhausviertel e Speicherstadt, por exemplo, são duas áreas que escaparam aos bombardeiros da Segunda Guerra Mundial e que hoje estão classificados como Património da Humanidade pela UNESCO. Eles apresentam algumas das mais belas construções de arquitetura gótica da cidade e estão cheios de cafés e bares, o que lhes confere um ambiente animado de dia e de noite.

Outro bairro que se destaca pelas mesmas razões é Sternschanze, lar de alguns dos melhores bares e cafés de Hamburgo — experimente o Oma's Apotheke ou o Café Elbgold. Dirija-se a Braugasthaus Altes Mädchen se procura uma boa cerveja.
Quem gosta de arte de rua, lojas vintage, mercados e uma atmosfera alternativa, não precisa de procurar mais — Karolinenviertel e Wilhelmsburg têm tudo isso e muito mais.

Se estiver na cidade num sábado, dirija-se a Schanza para visitar o Fabrik, um mercado de artigos em segunda mão e não se admire se tropeçar numa festa de rua enquanto estiver por lá. O Fabrik é um dos locais mais animados da vida noturna de Hamburgo, mas de dia é um mercado da moda.

hamburgo
créditos: The Travellight World

ARQUITETURA

Hamburgo foi forçada a reconstruir-se no seguimento da Segunda Guerra Mundial e daqui resultou uma mistura arquitetónica interessante entre o velho e o novo.

Junto aos canais, que lembram Amesterdão, encontram-se estruturas bonitas de Jugendstil (Arte Nova alemã), filas de armazéns de tijolos vermelhos, conectadas por pontes no Speicherstadt — o maior distrito de armazéns do mundo — que dão a impressão de uma cidade industrial, enquanto noutros pontos de Hamburgo vemos casas em estilo gótico lado a lado com igrejas barrocas e modernos edifícios de vidro.

O edifício mais impressionante de todos talvez seja a sala de concertos Elbphilharmonie, atualmente a peça central do porto de Hamburgo.
Suba até ao deck de observação para ter uma vista panorâmica do porto e de Speicherstadt. A entrada é gratuita, mas vá cedo para evitar multidões.

Hamburgo
créditos: PxHere

VIDA NOTURNA

Muitos são os que defendem que Hamburgo bate lugares como Londres, Las Vegas e até Berlim quando se trata de vida noturna.
A rua mais famosa da cidade é a Reeperbahn, o Red Light District de Hamburgo, um dos mais importantes da Europa. Localizado em St. Pauli, esta área é toda néon, teatros eróticos e clubes de strip, mas não se assuste. A área é na maior parte segura, e todos são bem-vindos.

A mistura eclética de bares com música ao vivo e restaurantes, juntamente com clubes de striptease e museus eróticos, continua a ser tão excitante, como no tempo em que os Beatles aqui tocaram.

Os fãs do Fab Four devem visitar o Indra Club e o Kaiserkeller, míticos locais onde estes atuaram, bem como a recém-construída Beatles-Platz, na esquina das ruas de Reeperbahn e Große Freiheit.

Hamburgo
créditos: The Travellight World

PORTO DE HAMBURGO

Hamburgo é definido pela sua localização à beira do rio Elba e possui um dos portos mais movimentados do mundo. Este lado da cidade é agora dominado pelas linhas fluidas da imponente sala de concertos Elbphilharmonie, mas os visitantes também podem embarcar num dos barcos que oferecem passeios pelo rio. Os apreciadores da boa comida e os amantes de peixe, em particular, devem apanhar o autocarro 111 até ao mercado de peixe em Kreuzfahrtterminal. O mercado é aberto apenas a profissionais, mas em volta dele surgiram uma série de pequenos restaurantes de frutos do mar. O BistrOcean é movimentado e alegre e mata a fome dos comensais com travessas de salmão defumado, linguado e cavala, arenque frito, robalo grelhado, vieiras recheadas ou tamboril.

IGREJA DE SÃO MIGUEL

A igreja barroca de St. Michaelis é um marco da cidade de Hamburgo. "Michel", como os locais gostam de lhe chamar, foi construída em meados do século XVII e é a igreja mais famosa do norte da Alemanha. Suba as escadas em espiral até ao topo para apreciar as vistas deslumbrantes da paisagem urbana e do porto de Hamburgo.

MINIATUR WUNDERLAND

Esta exibição de comboios miniatura que reproduz linhas férreas dos Alpes, Estados Unidos, Escandinávia e Itália faz as delícias de miúdos e graúdos.

As operações ferroviárias são controladas por computador e os 930 comboios, 14.450 vagões, 228.000 árvores, 215.000 figuras, 8.850 carros, 13.000 metros de trilhos, 3.660 edifícios e pontes, tentam reproduzir minuciosamente a realidade. A cada 15 minutos chega a ser simulado o dia e a noite. Reserve online para evitar as longas filas de espera na caixa.

Hamburgo
créditos: The Travellight World

Hamburgo desde 63€