Foi inaugurada, oficialmente, esta semana a nova ópera de Hamburgo. Um edifício com a assinatura do atelier de arquitetura suíço Herzog & De Meuron, que põe a cidade do norte da Alemanha no mapa das atrações turísticas que se destacam pela arquitetura arrojada e contemporânea.

Com dez anos de atraso e um orçamento dez vezes superior ao previsto, a ópera localiza-se num dique sobre o rio Elba, na zona portuária da cidade. A obra custou 789 milhões de euros. Descubra as fotografias na galeria acima.

O edifício foi construído sobre um velho armazém, do qual restaram apenas as paredes exteriores de tijolo. A restante estrutura é em vidro que, na parte superior, ganha formas de ondas. Por dentro, a arquitetura do edifício é, igualmente, surpreendente.

Veja também: As mais belas óperas e salas de espetáculos do mundo

Conhecido como "Elphie", o edifício tem 110 metros de altura, dominando o "Speicherstadt" (zona de antigos armazéns construídos sobre colunas). Este bairro de canais e pontes foi inscrito, no ano passado, na lista de Património Mundial da Unesco. Além da ópera, o complexo tem apartamentos de luxo, restaurantes e um hotel.

Veja também: 10 dos edifícios mais bonitos do mundo, segundo arquitetos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.