A Passage du Gois é uma estrada francesa, com cerca de 4,15 km, que todos os anos atrai turistas curiosos, ansiosos por presenciar o estranho fenómeno natural que aqui ocorre duas vezes por dia.

Não é muito clara a origem do nome “Gois”. Alguns dizem que significa “baixio”, outros argumentam que vem da gíria latina “guazzare” que significa “chafurdar na lama”, ou “andar com os pés molhados”.

O facto é que esta estrada bizarra já foi muitas vezes elevada e pavimentada, de acordo com as marés e correntes, mas ainda assim continua a “desaparecer” quando a maré sobe. 

Passage du Gois
créditos: CC Marc Ryckaert - https://commons.wikimedia.org/wiki/User:MJJR

Observar o desaparecimento da Passage du Gois pode ser cativante, mas também é perigoso, já que o nível da água pode chegar a mais de 4 metros. Há informações de segurança colocadas em cada lado da passagem, bem como pontos de resgate que as autoridades francesas instalaram para evitar acidentes mortais. Estes locais de resgate são torres altas onde as pessoas, se presas no caminho, podem subir e esperar, até que alguém as venha resgatar. 

Para quem quer uma experiência única na vida, a Passage du Gois é imperdível, mas todo o cuidado aqui é pouco, já que mesmo quando o nível da água desce, o piso fica coberto de algas viscosas e escorregadias que tornam a estrada difícil de atravessar.

Você teria coragem de o fazer?

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram