O nome “Sliema”, derivado do maltês para “paz” e reflete as suas origens como uma pacata aldeia piscatória. No entanto, a cidade evoluiu e tornou-se num centro de energia e atividade. A proeminência da cidade começou no século XIX, quando os britânicos, fascinados pela sua costa, construíram luxuosas residências de verão que ainda hoje marcam a paisagem urbana. Entre os exemplos mais destacados encontramos a Villa Bonici, uma majestosa villa de estilo barroco construída em 1872 que testemunhou a prosperidade colonial.
A cidade não preserva apenas o seu encanto histórico através destes edifícios, mas também graças a locais como o seu famoso passeio marítimo, The Ferries, que está virado para sul e oferece belas vistas do Mediterrâneo e de Valletta, classificada como Património Mundial pela UNESCO.
Perto do passeio marítimo, a igreja Stella Maris é outro dos símbolos históricos da cidade. Construída na década de 1850 em estilo barroco, é um importante centro espiritual e cultural para a comunidade local. Também digna de nota é a Torre de São Julião, uma torre de vigia do século XVII que fazia parte das defesas costeiras maltesas contra os piratas e os otomanos.
Além disso, não muito longe de Sliema, na pequena ilha de Manoel, ergue-se o Forte Manoel, uma impressionante fortificação barroca que foi construída para proteger o porto de Valeta e que foi cuidadosamente restaurada juntamente com o Lazaretto, um antigo hospital do século XVII utilizado para isolar os viajantes durante as epidemias.
Dinâmica, cosmopolita e repleta de vida
Sliema é um íman para turistas de todo o mundo, que são atraídos pelo perfil cosmopolita das suas ruas comerciais. Tower Road e Bisazza Street são locais de eleição para os apaixonados pela moda.
Mas se há uma coisa pela qual a cidade é realmente conhecida é a sua animada vida noturna. Em Sliema é possível encontrar bares elegantes, como o Skybar, com vistas deslumbrantes sobre o Mediterrâneo, discotecas como o Club Havana e o Barcode, além de espaços lendários da música eletrónica, como o Gianpula Village. Todos eles são locais onde se pode desfrutar da “cidade que nunca dorme” ao mesmo tempo que se saboreiam cocktails exóticos ou cervejas artesanais ao ritmo da melhor música.
O mar como protagonista
A origem do nome de Sliema não é uma coincidência. A paz que batizou a cidade há séculos continua a ser preservada graças a uma das suas maiores atrações: o seu património natural. Banhada por águas cristalinas, a cidade é um dos melhores spots do arquipélago maltês para a prática de desportos náuticos. Atividades como o snorkeling, passeios de caiaque e o mergulho permitem aos visitantes explorar as maravilhas do Mediterrâneo. Além disso, o porto é o ponto de partida perfeito para passeios de barco até às ilhas de Gozo e Comino, onde a famosa Lagoa Azul oferece paisagens paradisíacas que não deixam ninguém indiferente.
Esta cidade é uma combinação diversificada e completa de história, cultura, natureza e entretenimento. A sua mistura de antigo e moderno, juntamente com a sua vibrante vida social e beleza costeira, convida-o a descobrir todos os seus recantos.
Comentários